API do WhatsApp: conheça

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo mundo. Seu uso chegou, inclusive, nas empresas.

Por isso, a plataforma vem tentando desenvolver alguns recursos que facilitem o uso dessa plataforma no âmbito empresarial.

O exemplo mais conhecido disso é o WhatsApp Business. Essa versão, que foi anunciada em janeiro de 2018, é voltada para a otimização do atendimento empresarial.

Através dela é possível, por exemplo, acrescentar horário de funcionamento, cardápio, entre outras coisas, no perfil da empresa na plataforma.

Mesmo assim, ainda existia a necessidade de implementar algumas funcionalidades na plataforma.

Por isso, ainda no ano de 2018, a empresa anunciou a criação do WhatsApp Business API.

Quer entender o que é isso? Então acompanhe a leitura deste texto.

O que é API do WhatsApp?

A ideia principal da API é otimizar o trabalho de empresas com ampla base de contatos.

Através dela você pode fazer integração do WhatsApp com outras funções, tudo isso, para facilitar a sua rotina de atendimento ao cliente.

A principal forma como a API é utilizada é através da integração com chatbots.

Chatbots são robôs conversacionais programados para realizar algumas ações repetitivas.

Apesar de ser algo que oferece diversas vantagens para quem utiliza, a API do WhatsApp precisa ter seu uso autorizado pela plataforma.

Infelizmente, a aprovação é um processo complicado e lento, o que impede que algumas empresas contem com essa funcionalidade.

Felizmente, ainda assim é possível utilizar a API do WhatsApp para melhorar a sua comunicação. Para isso, você deve adquirir os serviços de comunicação de uma empresa que conta com a API.

Uma solução é, por exemplo, o OPTbot.

O que é o OPTbot?

Essa é uma plataforma desenvolvida pelo Grupo OPT, cujo principal objetivo é centralizar e otimizar o atendimento empresarial via WhatsApp.

Através do nosso sistema, você pode criar respostas automáticas para seus clientes, filas de atendimento, perfis de atendentes e de administradores.

Quer saber melhor como essa plataforma funciona? Nós explicamos!

Como o OPTbot funciona?

Após adquirir a nossa plataforma, você receberá as informações de login e senha para acessá-la.

Além disso, agendaremos uma consultoria com um de nossos técnicos, para que você tire toda e qualquer dúvida.

A montagem do bot é feita da seguinte forma:

  1. Registramos os perfis de usuários para seus atendentes;
  2. Criamos as filas de atendimentos correspondentes aos setores da empresa;
  3. Montamos o fluxo de automação de mensagem.

Esse fluxo funciona através de regras. Por exemplo, o cliente entra em contato, recebe a mensagem automática de boas vindas e depois a relação de setores com os números correspondentes.

Supondo que o setor financeiro seja representado pelo número 3, sempre que esse for escolhido, o cliente será enviado para a fila do financeiro.

O acesso ao sistema ocorre através de um site, sem a necessidade de nenhum download.

Além disso, a conexão com a conta é feita automaticamente através da API.

Por fim, todos os atendentes poderão logar apenas com seus respectivos dados de login e senha, sem a necessidade do celular.

Caso deseje, o administrador poderá acessar o atendimento, seja enquanto acontece ou após o termino.

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