Black Friday: como se preparar

A Black Friday 2022 já está chegando, e essa é uma oportunidade de ouro para empresas que desejam potencializar as suas vendas.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, a data, por si só, não é um fator decisivo para os clientes, é necessário que você realmente tenha preparado ofertas especiais e capazes de chamar a atenção.

Pensando em te ajudar, portanto, criamos este texto. Aqui iremos expor algumas das principais dicas para te ajudar a vender muito mais durante a Black Friday. Acompanhe a leitura e veja mais.

Como surgiu a Black Friday

Antes de partimos para as dicas, vamos fazer uma pequena contextualização para que você entenda o que é essa data.

Trata-se de um costume trazido dos Estados Unidos. Por lá, na sexta feira após o dia de ação de graças, os lojistas abrem as portas com descontos enormes, com o intuito de iniciar o período de compras para o Natal.

Apesar de ser um costume antigo, esse dia só passou a ser chamado de Black Friday entre as décadas de 80 e 90.

Chegada ao Brasil

Apesar de parecer que não, a Black Friday é um evento recente no país. Para se ter uma ideia, ela surgiu pela primeira vez em 2010, mas só foi ganhar força a partir de 2012.

Por aqui, onde não comemoramos o dia de ação de graças, o dia de promoções acontece na última sexta feira de novembro, que neste ano será no dia 25.

5 dicas para vender mais na Black Friday

Sem mais delongas, vejas quais são as principais dicas para aumentar as suas vendas na Black Friday.

  1. Prepare-se: os preparativos para a Black Friday devem começar cedo. Saiba o que você deseja alcançar na data e se programe para isso.
  2. Crie promoções reais: muitas empresas aumentam os preços nas semanas anteriores a Black Friday e no dia em questão voltam para o normal, para parecer uma promoção. Se você acha que os clientes não percebem, está enganado. Isso pode prejudicar, inclusive, o nível de confiança que o cliente tem em você.
  3. Analise seus concorrentes: é importante saber o que seus concorrentes estão planejando para que você não fique para traz, por isso, pesquise o mercado a fundo antes de definir suas promoções;
  4. Organize seu estoque: ninguém gosta de comprar algo que não está disponível. Por isso, certifique-se de anunciar apenas aquilo que você pode oferecer.
  5. Melhore o atendimento ao cliente: em períodos de maior volume de vendas, é comum que os clientes tenham mais dúvidas. Sendo assim, garanta que seu atendimento ao cliente funcione da melhor forma possível. Para isso, utilize ferramentas como o OPTbot.

O que é OPTbot

OPTbot é uma solução desenvolvida pelo Grupo OPT que visa otimizar o processo de atendimento ao cliente. Para isso, nós utilizamos a principal plataforma de comunicação dos dias de hoje: o WhatsApp.

Através da nossa solução você pode:

  • Programar mensagens automáticas;
  • Contar com diversos atendentes em um mesmo número e de diferentes lugares;
  • Coletar informações sobre os clientes;
  • Monitorar atendimentos;
  • etc.

Quer entender melhor como isso funciona? Então entre em contato com a gente!