Chatbot para escolas: vale a pena?

As escolas precisaram se reinventar durante a pandemia de Covid-19. Para que o ensino não fosse ainda mais comprometido, foram necessárias medidas como as aulas online, por exemplo.

Com isso ficou claro o quanto a tecnologia é importante para a sociedade, já que foi a responsável por permitir que continuássemos a trabalhar, estudar e nos comunicar com amigos e familiares.

Além das plataformas de aulas online, algumas escolas também passaram a contar com sistemas de chatbots, que ajudaram a otimizar tanto esse período, que continuam sendo usadas até hoje.

Quer entender como os chatbots podem ajudar as escolas durante o dia a dia? Então continue a leitura deste texto.

Chatbot para escolas: período de matrículas

O início do ano letivo é um dos períodos de maior movimento nas escolas. Contudo, já faz um tempo que o período de matrículas deixou de significar que você deveria passar horas em uma fila aguardando a sua vez.

Hoje em dia é possível fazer isso através de formulários ou pelos chatbots.

Para fazer isso você precisará configurar o seu chatbot para que ele execute todas as ações necessárias, desde a recepção da pessoa interessada na vaga até a coleta de dados da mesma.

Fazendo isso, você não precisará dispor de um funcionário para ficar responsável pelos atendimentos, já que o bot faz isso automaticamente.

Além de economizar esforços por parte da sua equipe, isso traz benefícios também para o seu aluno, que não precisará aguardar até que alguém fique disponível para atendê-lo.

Solução de dúvidas dos alunos

Os chatbots também podem ser utilizados para que os professores tirem dúvidas dos alunos.

Para isso você deve disponibilizar o número para os alunos e, dentro do chatbot, criar as opções de atendimento correspondentes às matérias ou as turmas.

Basta então que você crie um perfil de usuário para o professor responsável pelo plantão de dúvidas e ele poderá responder os alunos sem maiores dificuldades.

Isso possibilita maior conforto já que os alunos podem esclarecer dúvidas sem precisar irem novamente até a escola e é uma vantagem também para os professores que, se preferirem, podem atender até mesmo das suas casas.

Outras vantagens para as escolas

Além do que já mencionamos, os chatbots ainda podem servir para outras coisas dentro das escolas, como por exemplo:

  • Receber trabalho dos alunos;
  • Enviar boletos de mensalidades;
  • Ser o canal de comunicação para os alunos informarem faltas;
  • Divulgação das notas dos alunos;
  • etc.

Conheça o OPTbot

Se você trabalha com escolas e está em busca de um chatbot, conheça o OPTbot.

Nosso chatbot é voltado para a plataforma de comunicação mais utilizada do país: o WhatsApp. Contamos com API Oficial, o que te oferece maior segurança e ainda temos as seguintes funcionalidades:

  • Diversos atendimentos simultâneos;
  • Respostas automáticas;
  • Monitoramento de atendimentos;
  • Ferramentas para extração de relatórios;
  • etc.

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