Fidelização de clientes: por que é importante?

A aquisição de clientes é algo que além de ser difícil, implica em alguns gastos. Justamente por isso, a fidelização de clientes é algo que todas as empresas buscam alcançar.

Para se ter uma ideia, de acordo com Philip Kotler, que é considerado o pai do marketing, a aquisição de um novo cliente pode custar entre 5 e 7 vezes mais do que manter alguém que já fez contato com você em outro momento.

E ao contrário do que muitos pensam, a fidelização é mais fácil do que parece. Basta que suas ações dentro do processo de atendimento do cliente sejam pensadas estrategicamente.

Continue a leitura do texto e veja outros motivos para investir na fidelização de clientes.

Mais motivos para a fidelização de clientes

Além do que já mencionamos, existem mais motivos pelos quais você deveria investir na fidelização de seus clientes, e é exatamente sobre eles que falaremos agora.

Divulgação boca a boca

Nada influencia mais as pessoas do que outras pessoas, principalmente se estas forem conhecidas. 

Nesse sentido, investir na fidelização de clientes é um passo importante para que você possa ter outras oportunidades de negociação.

Quando um cliente é bem atendido ao ponto de se tornar fiel ao seu negócio, ele com certeza indicará seus produtos ou serviços para as pessoas que conhece.

Feedbacks melhores

Quando os clientes são fiéis e já estão há um tempo comprando no seu negócio, eles são capazes de dar um feedback mais detalhado e assertivo. Afinal, conhecem melhor os aspectos do seu negócio.

Com isso, fica mais fácil saber quais pontos melhorar e quais já estão tendo um bom desempenho.

Aumento do ticket médio

Outro ponto muito importante é o aumento do ticket médio, que é quanto cada cliente consome, em média, no seu negócio.

Isso porque, na primeira compra, os clientes tendem a ser mais cuidadosos, já que ainda estão conhecendo a marca. Quando eles são fidelizados, no entanto, as compras acontecem mais frequentemente e com maior valor, o que ajuda a aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Maior previsibilidade de receita

Mais um motivo contundente pelo qual você deve investir na fidelização dos seus clientes é a possibilidade de fazer uma previsão mais assertiva da receita do negócio. Isso possibilita mais segurança em investimentos e estratégias.

Para fazer essa previsão é necessário estudar a frequência e volume de compras dos seus clientes, algo que em empresas sem processo de fidelização, não se mantém.

Conclusão 

Esperamos que você tenha entendido qual é a importância de investir na fidelização dos clientes! Se quiser saber como fazer isso e mais  informações e dicas sobre o mundo dos negócios, não deixe de acompanhar o nosso blog.