Geração de leads com o chatbot: saiba como fazer

Como você deve saber a geração de leads, principalmente qualificados, não é tarefa fácil. Como uma alternativa a isso, cada vez mais são criadas ferramentas que podem ajudar nesse processo.

Um exemplo dessas ferramentas são os chatbots! Sim, os robôs conversacionais programados a partir de inteligência artificial.

Para entender como isso funciona, continue a leitura deste texto.

Qual a importância da geração de leads qualificados

Leads por si só já são muito importantes para qualquer negócio, isso porque, eles são os perfis de pessoas que podem se tornar possíveis clientes. Isso é feito através da  movimentação do cliente dentro do funil de vendas.

A qualificação desse perfil, por sua vez, permite que você tenha uma ideia de quais clientes estão mais inclinados a definitivamente fechar negócio, além de possibilitar que você crie estratégias mais assertivas.

Infelizmente, como dissemos acima, a captação e qualificação de leads não é uma tarefa exatamente fácil e, por isso, trouxemos a seguir 3 dicas de como utilizar o chatbot a seu favor.

Dicas para gerar leads com o chatbot

Agora que você entendeu qual é a importância dos leads qualificados, veja algumas dicas para consegui-los através dos chatbots.

1. Eduque o cliente

Uma ótima estratégia é utilizar o chatbot para educar sobre o produto ou serviço que você comercializa. Isso porque, você estará tirando as dúvidas dos seus clientes.

Assim, quando eles chegarem à fase de negociação, estarão mais próximos do momento de decisão de compra e seu atendente não precisará responder tantas perguntas, diminuindo o tempo de contato.

Isso ajuda não só a não sobrecarregar sua equipe, mas também ajuda a aumentar a satisfação do cliente.

2. Melhora o engajamento

Muitas vezes o cliente simplesmente para de te responder, você provavelmente já passou por isso, não é?

Com os chatbots você pode programar uma nova interação sempre que o cliente fica determinado tempo sem responder.

Com isso, o engajamento entre cliente e empresa tende a melhorar já que a comunicação é mantida por mais tempo e, quanto mais o cliente está engajado, melhor.

Além disso, durante esse contato, é muito interessante que você foque nas dores que seu cliente tem e mostre como o produto ou serviço em questão pode solucioná-las.

3. Colhendo informações sobre o cliente

Uma outra vantagem do chatbot é que você pode programá-lo pra extrair diversas informações que você considere importante sobre o seu cliente.

Para fazer isso, basta que no momento da criação do fluxo de mensagens, você crie um fluxo inteligente e no qual tenha pensado com cuidado anteriormente, e que pergunte ao cliente sobre os dados que você precisa saber.

Conclusão

Entendeu como os chatbots podem te ajudar no momento da geração de leads? Esperamos que sim!

Caso esteja em busca de um chatbot completo para o seu negócio, não deixe de conhecer o OPTbot. Dentre as funcionalidades da plataforma temos:

  • Respostas automáticas;
  • Fluxos de mensagens personalizados;
  • Ferramentas de gestão e relatórios;
  • etc.

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