Segmentação de clientes: como o OPTbot pode ajudar?

A segmentação de clientes é um processo muito importante para quem deseja criar estratégias mais assertivas e baseadas em dados.

Isso porque, a segmentação nada mais é do que o processo de separar os clientes por características em comum, seja ela idade, sexo, localização, ou qualquer outra.

Além disso, é uma ótima estratégia para não desperdiçar recursos de marketing e propaganda com o público errado.

Para que você possa entender melhor, usaremos uma situação hipotética: você comanda o marketing de uma empresa com filiais em várias cidades. Sabendo disso, você irá divulgar uma promoção que estará disponível apenas para os clientes de uma única filial.

Sendo assim, é muito importante que você saiba quais são os clientes desse local em específico, e segmentá-los em um único grupo para o qual você enviará um e-mail informando sobre a promoção.

Segmentação de clientes com o OPTbot

O OPTbot é um sistema desenvolvido pelo Grupo OPT. Trata-se de um chatbot com foco em atendimento via WhatsApp, conta com API Oficial e ainda oferece diversas funcionalidades, tais quais:

  • atendimento 24h;
  • aplicativo para dispositivo Android;
  • suporte completo;
  • monitoramento dos atendimentos;
  • relatórios personalizados;
  • integração com outras plataformas;
  • etc.

Veja a seguir de quais formas podemos te ajudar com a segmentação de clientes.

Coleta de dados

O chatbot realiza o atendimento automático dos seus clientes e é capaz de responder as perguntas mais frequentes através de programação prévia. Mas além disso, ele pode aproveitar esse momento para realizar a coleta de dados importantes sobre os clientes.

Você pode programar o chatbot para que ele questione coisas como nome, endereço, idade, e-mail, entre outros que julgar importantes para o seu negócio.

Contudo, lembre-se sempre de tomar muito cuidado com os dados pessoais dos seus clientes e sempre mantê-los informados sobre de quais formas você irá utilizar essas informações, como prevê a LGPD.

Armazenamento de dados

Como nosso sistema pode ser integrado a outras plataformas, você pode utilizá-lo, por exemplo, em conjunto com uma ferramenta de CRM. Dessa forma, sempre que seu cliente entrar em contato e fornecer uma nova informação ela será adicionada em seu perfil.

Além disso, dentro das ferramentas de CRM você pode criar filtros para separar seus leads com base em diversos quesitos, o que facilita no momento de encaminhar novas ações.

Feedbacks

Os feedbacks são muito importantes para a segmentação de clientes, já que através deles você consegue ter insights valiosos sobre as impressões e desejos dos clientes, podendo, assim, ajustar a sua estratégia para obter os melhores resultados.

Você pode programar o OPTbot para que envie uma pesquisa de satisfação assim que o atendimento for finalizado. Essa pesquisa pode ser no formato de perguntas feitas pelo próprio bot, ou através de um formulário.

Conclusão

Como visto, o OPTbot é uma excelente ferramenta para quem deseja melhorar o processo de segmentação de clientes para obter melhores resultados nas campanhas e ações de marketing.

Sendo assim, que tal levar o OPTbot para o seu negócio? Clique aqui e fale com um de nossos atendentes.