Chatbot e IA: principais informações

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Você provavelmente já ouviu falar de Inteligência Artificial, certo? Esse é um assunto que está cada vez mais em alta. A IA é um campo da ciência da computação que desenvolve máquinas e sistemas capazes de executar tarefas que, antes, eram exclusivamente humanas.

Um dos principais objetivos da Inteligência Artificial é criar sistemas capazes de simular o pensamento, aprendizado, raciocínio, entre outras características humanas. Para isso, a IA se baseia, entre outras coisas, no Machine Learning (Aprendizado de Máquina).

De forma resumida, podemos dizer que o Aprendizado de Máquina tem como foco criar algoritmos que possibilitem que as máquinas aprendam através de dados previamente inseridos, identifiquem padrões de interação, façam previsões e tomem decisões sem precisar do auxílio de um humano a cada etapa.

Graças aos avanços no campo da IA, surgiram os chatbots, que são programas utilizados para melhorar o processo comunicativo.

Essa tecnologia é capaz de simular o atendimento humano e, através da integração com outras plataformas, pode agendar reuniões, salvar contatos, extrair informações dos clientes e muito mais! 

Setores onde podemos aplicar o chatbot e IA

Os chatbots são extremamente versáteis, sendo assim, podem ser úteis em diferentes setores, veja quais são os principais e de que forma utilizar essas ferramentas.

Atendimento ao cliente

Uma das principais formas de utilização dos chatbots é no atendimento ao cliente. Um dos motivos para isso é a disponibilidade, ao contrário de nós humanos, que temos limitação de horário, os chatbots podem atuar ininterruptamente, o que permite que clientes entrem em contato a qualquer momento do dia.

Além disso, os chatbots podem agendar reuniões, salvar dados de clientes, oferecer suporte para problemas simples, entre outras coisas.

Área da saúde

A área da saúde é um setor mais delicado, pois lida com situações delicadas e, muitas vezes, de emergência. Mesmo assim, ainda é possível utilizar os chatbots para otimizar processos.

Os chatbots podem ser responsáveis por informar sobre o horário de atendimento de diversos profissionais, além de poderem também marcar consultas sem a necessidade da intervenção humana. 

Educação

Por mais incrível que pareça, os chatbots podem também ser utilizados na educação! Eles podem enviar dicas de estudo para alunos, informar responsáveis sobre reuniões, simular testes e muito mais.

E não é só nas escolas, já que os chatbots também são muito úteis para empresas que estejam oferecendo treinamento para os colaboradores, que podem programar a ferramenta para enviar questionários e dicas.

Setor financeiro

No setor bancário e financeiro, os chatbots também são úteis!

Eles podem oferecer suporte para os clientes, fazer simulação de empréstimos, ajudar com pagamentos e transferências entre outras coisas.

Conclusão

Os chatbots e a Inteligência Artificial têm se mostrado revolucionários na forma como interagimos.

Sua aplicação em diversos setores, como atendimento ao cliente, saúde, educação e finanças, tem demonstrado um potencial incrível para melhorar a eficiência e a experiência do usuário.

Além disso, a expectativa é que, conforme a IA avance, os chatbots sejam cada vez mais aprimorados para atender às necessidades de cada vez mais pessoas!

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal levar essa tecnologia para o seu negócio? O OPTbot é um chatbot que tem como foco o atendimento via WhatsApp e oferece uma série de benefícios, como por exemplo:

  • atendimento contínuo;
  • monitoramento das interações;
  • integração com diversas plataformas;
  • relatórios personalizados;
  • API Oficial do WhatsApp;
  • suporte completo e especializado;
  • etc.

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