Chatbots: ferramentas para vários setores

Os chatbots estão e devem continuar em alta! Isso porque, essas ferramentas são capazes de transformar o processo de atendimento ao cliente dentro de qualquer empresa.

Antes de mais nada, no entanto, é preciso que você saiba o que é um chatbot.

Trata-se de um software conversacional que é capaz de interagir com humanos através de inteligência artificial e linguagem natural. Provavelmente você já conversou com um desses em algum momento da sua vida.

Apesar dos chatbots estarem ganhando maior visibilidade entre as empresas apenas nos últimos anos, o primeiro modelo desse software data de 1966 e se tratava do chatbot Eliza, que simulava uma terapeuta.

Contudo, as primeiras versões não eram desenvolvidas o suficiente para atender clientes, elas sequer eram capazes de passar no teste de Turing, que serve para definir se um software pode ou não ser considerado inteligente.

A primeira versão a passar neste teste, surgiu apenas em 2001, e era o chatbot Eugene Goostman, criado por dois russos e um ucraniano.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os chatbots, veja como eles podem ajudar dentro de qualquer empresa.

Vantagens dos chatbots

O primeiro ponto positivo dos chatbots é a automatização de processos! Você pode programá-los, por exemplo, para atender seu cliente assim que ele entra em contato, não sendo necessário esperar até um atendente humano esteja disponível.

Além disso, com a configuração certa, ele pode evitar que seus colaboradores precisem realizar tarefas repetitivas, já que você pode deixar tudo isso a cargo do chatbot.

Esses pontos fazem com que os atendimentos ocorram de maneira mais rápida e o tempo de espera dos clientes seja muito menor, o que melhora o processo comunicativo e eleva a satisfação dos clientes.

Com os chatbots é possível também otimizar o processo de coleta de dados dos clientes, já que o próprio sistema pode fazer a solicitação e armazenamento dos mesmos. Assim, quando o atendimento chega ao seu colaborador, ele já tem todas ou quase todas as informações de que precisa.

Outro ponto muito importante é que ter um chatbot no seu negócio ajuda no processo de modernização e presença digital da sua marca, algo que hoje em dia é fundamental para conseguir novos clientes.

Conheça o OPTbot

Agora que você já sabe o que são chatbots e como eles ajudam dentro das empresas, chegou a hora de conhecer um desses softwares!

Estamos falando do OPTbot, uma plataforma desenvolvida pelo Grupo OPT que é focada no atendimento através do WhatsApp. Nosso sistema conta com API Oficial e, além disso, você usufrui das seguintes funcionalidades:

  • atendimento 24h;
  • fluxo de mensagens personalizado;
  • suporte completo e especializado;
  • monitoramento de atendimentos;
  • diversos atendimentos em um único número;
  • relatórios direto da plataforma;
  • etc.

Conclusão sobre os chatbots

Esperamos que você tenha entendido como os chatbots podem ajudar a melhorar o dia a dia dentro do seu negócio. Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos como este não deixe de acompanhar o nosso blog.

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