Matrícula escolar: como o chatbot pode ajudar

Se você trabalha na área da educação com certeza sabe que o período de matrícula escolar é um dos mais movimentados de todo o ano letivo.

Isso porque esse é um processo que demanda diversas etapas, como por exemplo:

  • informar os contatos sobre o período de matrícula;
  • determinar preços;
  • fazer lista de materiais;
  • responder dúvidas sobre a instituição escolar;
  • marcar horário para que os pais de novos alunos conheçam a escola;
  • solicitar os documentos necessários;
  • entre outras coisas.

A maioria dos funcionários da escola ficam envolvidos no processo mas mesmo assim, muitas vezes, eles acabam ficando sobrecarregados. Felizmente, os chatbots são ferramentas que podem ajudar nesse processo! Quer saber como? Então continue lendo este texto.

O que são chatbots?

Chatbots são robôs conversacionais que conseguem simular a interação humana através de inteligência artificial e linguagem natural. Os estudos sobre esse tipo de tecnologia vêm desde a década de 50, quando Alan Turing desenvolveu estudos que teorizavam que os computadores podiam se comportar como humanos através da imitação.

O que na época era apenas uma teoria, foi ganhando força e, hoje, já faz parte do dia a dia de diversas empresas em todo o mundo.

Essas soluções são utilizadas com o intuito de automatizar processos, facilitar a rotina de trabalho e evitar a sobrecarga de colaboradores.

Suas vantagens são muitas e podem ser aplicadas em todos os setores imagináveis, inclusive na educação, auxiliando o processo de matrícula escolar.

Como o chatbot ajuda com a matrícula escolar

Uma das principais utilizações dos chatbots é para automatizar processos repetitivos e, como você provavelmente sabe, eles estão muito presentes do período de matrícula escolar.

Além disso, é possível também programar respostas automáticas que são enviadas a depender da solicitação feita pelo contatante.

Sendo assim, você pode programar o chatbot para que sempre que alguém entre em contato, ele faça o processo de recepção e envie as opções disponíveis. Com isso, em uma dessas opções você pode, por exemplo, colocar o prazo de matrícula e a lista de documentos necessários para a mesma.

Dessa forma, você evita que um dos colaboradores tenha que parar o que está fazendo para informar diversas vezes sobre um mesmo ponto.

Conclusão

Esses são só alguns exemplos do que pode ser feito, mas a verdade é que desde que o chatbot seja elaborado estrategicamente, ele pode desempenhar diversas funções dentro do ambiente escolar!

Esperamos que este texto possa esclarecer suas dúvidas quanto ao chatbot! Se quiser levar essa tecnologia para o período de matrícula escolar da sua instituição, conheça o OPTbot.

Esse é um sistema de chatbot que tem como foco o atendimento através do WhatsApp, conta com API Oficial e oferece diversas funcionalidades sobre as quais você pode saber mais clicando aqui.