Como ter um chatbot personalizado para seu negócio

Você já ouviu falar em chatbot? Esse é um tipo de ferramenta que podemos definir como um robô conversacional, capaz de simular a interação humana.

Os chatbots são programados utilizando linguagem natural e inteligência artificial.

A inteligência artificial começou a ser pesquisada por Alan Turing, considerado o pai da ciência da computação, que criou uma máquina capaz de escrever e interpretar símbolos numéricos.

Essa máquina teve papel fundamental na derrubada do nazismo durante a segunda guerra mundial. Depois desse feito, Turing continuou seus estudos e desenvolveu o Teste de Turing.

Esse teste é responsável por determinar se uma máquina é ou não inteligente.

De acordo com Alan, uma máquina inteligente deveria ser capaz de “enganar” pelo menos 30% das pessoas com quem conversasse.

Até hoje trata-se de um teste muito importante e que continua sendo utilizado.

A história do chatbot

O primeiro chatbot da história para simulação de conversas é o Eliza.

Lançado em 1965, o chatbot simulava uma terapeuta atendendo os seus pacientes.

Anos mais tarde, em 1972, surgiu o chatbot Parry, que simulava um paciente que sofria de esquizofrenia paranoide.

Um fato curioso e, além disso, inédito aconteceu no dia 21 de janeiro de 1973, Parry e Eliza conversaram.

Embora a conversa tenha sido um pouco confusa, como você pode conferir aqui, esse foi um grande passo levando em conta a tecnologia da época.

A evolução do chatbot

Com o passar dos anos e a acelerada evolução tecnológica, os chatbots foram se tornando cada vez mais inteligentes, e capazes de realizar diversos tipos de interação.

No ano de 2014, inclusive, o chatbot Eugene se tornou o primeiro do mundo a passar no Teste de Turing.

Esse chatbot simulava um menino ucraniano de 13 anos de idade e alcançou a pontuação mínima para aprovação: 30%.

Os chatbots hoje em dia

Atualmente os chatbots são cada vez mais comuns. Se você já acessou o site de alguma empresa durante a madrugada e falou com um atendente, provavelmente se tratava de um chatbot.

Trata-se de uma forma que as empresas encontram de atender o cliente instantaneamente.

Essa é, inclusive, uma ótima opção para quem pensa em melhorar a satisfação do cliente com o atendimento, já que todo mundo gosta de ser atendido rapidamente, não é?

Por isso, se você quer melhorar o desempenho do seu negócio, conte com um chatbot personalizado.

Onde conseguir um chatbot personalizado?

O OPTbot é um chatbot desenvolvido pelo Grupo OPT que visa a comunicação de qualidade utilizando o principal aplicativo de mensagens: o WhatsApp.

Através da plataforma você pode, por exemplo, atender seus clientes, programar mensagens automáticas, organizar filas de atendimento e muito mais.

Tudo isso, sem precisar lidar com certas limitações do app, como o número reduzido de atendentes, por exemplo.

Isso porque, com o OPTbot você pode cadastrar quantos atendentes forem necessários, e todos eles podem atender simultaneamente.

Além disso, através da plataforma você pode acompanhar todos os atendimentos feitos por seus colaboradores. Ou seja, pode garantir que eles estejam atendendo de forma satisfatória.

E tem mais, essa funcionalidade ajuda a supervisionar atendentes que estejam em fase de treinamento.

Quer entender melhor como a plataforma funciona? Então preencha nosso formulário e aguarde o contato de um especialista.