Os chatbots são robôs conversacionais capazes de simular a comunicação humana. Justamente por isso, eles chegaram como uma ótima solução para o atendimento ao cliente, sendo utilizados por cada vez mais empresas.
Essas soluções são capazes de otimizar o atendimento através de funcionalidades como por exemplo:
- fluxo de mensagens personalizado;
- mensagens automáticas;
- atendimento 24h;
- etc.
No entanto, sabemos que informações sobre as funcionalidades do chatbot podem ser encontradas com facilidade na internet. Por isso, neste texto, trouxemos algumas curiosidades sobre o chatbot que talvez você não conheça. Acompanhe a leitura e descubra quais são.
Curiosidades: o primeiro chatbot surgiu em 1966
O chatbot Eliza foi o primeiro modelo de robô conversacional registrado. Ele foi desenvolvido entre 1964 e 1966 por Joseph Weizenbaum, no laboratório de inteligência artificial do MIT.
O software utiliza a linguagem natural para simular a interação entre uma psicóloga, Eliza, e seus pacientes. Apesar de não ser muito tecnológico quando comparado aos sistemas de hoje em dia, Eliza foi um marco para a história dos chatbots, e abriu portas para que as pesquisas sobre o assunto evoluíssem cada vez mais.
Existe um teste capaz de afirmar se um sistema de chatbot é ou não inteligente
Você provavelmente já ouviu falar em Alan Turing. Trata-se de um cientista da computação que ficou famoso após ajudar a decodificar mensagens nazistas, o que contribuiu para o fim da segunda guerra mundial.
Ele foi o primeiro a criar estudos que levavam em conta inteligência artificial e, para determinar se as máquinas podiam mesmo ser consideradas inteligentes, criou o que ficou conhecido como o Teste de Turing.
O teste consiste em colocar o software para conversar com seres humanos. Caso ele consiga se passar por uma pessoa real com pelo menos 30% das pessoas, então pode ser considerado inteligente.
Apesar do teste ter sido desenvolvido anos antes da criação do primeiro chatbot, o primeiro software a ser aprovado no teste é o chatbot Eugene Goostman, de 2001.
O número de empresas que utilizam chatbots deve aumentar cada vez mais
Os chatbots, como você já sabe, já são amplamente utilizados em diversas empresas, e a tendência é que esse número aumente ainda mais.
Isso porque, essas soluções estão entre as tendências de 2023 para o setor de atendimento ao cliente, justamente por conta das funcionalidades que já mencionamos neste texto.
Sendo assim, se você não quer que a sua empresa fique para trás, contrate agora mesmo uma ferramenta de chatbot.
Conclusão sobre as curiosidades sobre chatbots
O que você achou das informações que apresentamos aqui? Esperamos que tenha gostado e que elas te ajudem a decidir de uma vez por todas levar essa tecnologia para o seu negócio.
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Esse é o nome do chatbot para WhatsApp do Grupo OPT, que utiliza API Oficial, oferece ferramentas de gestão e ainda suporte técnico completo e especializado.
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