Curiosidades sobre os chatbots que talvez você não conheça

Os chatbots são robôs conversacionais capazes de simular a comunicação humana. Justamente por isso, eles chegaram como uma ótima solução para o atendimento ao cliente, sendo utilizados por cada vez mais empresas.

Essas soluções são capazes de otimizar o atendimento através de funcionalidades como por exemplo:

  • fluxo de mensagens personalizado;
  • mensagens automáticas;
  • atendimento 24h;
  • etc.

No entanto, sabemos que informações sobre as funcionalidades do chatbot podem ser encontradas com facilidade na internet. Por isso, neste texto, trouxemos algumas curiosidades sobre o chatbot que talvez você não conheça. Acompanhe a leitura e descubra quais são.

Curiosidades: o primeiro chatbot surgiu em 1966

O chatbot Eliza foi o primeiro modelo de robô conversacional registrado. Ele foi desenvolvido entre 1964 e 1966 por Joseph Weizenbaum, no laboratório de inteligência artificial do MIT.

O software utiliza a linguagem natural para simular a interação entre uma psicóloga, Eliza, e seus pacientes. Apesar de não ser muito tecnológico quando comparado aos sistemas de hoje em dia, Eliza foi um marco para a história dos chatbots, e abriu portas para que as pesquisas sobre o assunto evoluíssem cada vez mais.

Existe um teste capaz de afirmar  se um sistema de chatbot é ou não inteligente

Você provavelmente já ouviu falar em Alan Turing. Trata-se de um cientista da computação que ficou famoso após ajudar a decodificar mensagens nazistas, o que contribuiu para o fim da segunda guerra mundial.

Ele foi o primeiro a criar estudos que levavam em conta inteligência artificial e, para determinar se as máquinas podiam mesmo ser consideradas inteligentes, criou o que ficou conhecido como o Teste de Turing.

O teste consiste em colocar o software para conversar com seres humanos. Caso ele consiga se passar por uma pessoa real com pelo menos 30% das pessoas, então pode ser considerado inteligente.

Apesar do teste ter sido desenvolvido anos antes da criação do primeiro chatbot, o primeiro software a ser aprovado no teste é o chatbot Eugene Goostman, de 2001.

O número de empresas que utilizam chatbots deve aumentar cada vez mais

Os chatbots, como você já sabe, já são amplamente utilizados em diversas empresas, e a tendência é que esse número aumente ainda mais.

Isso porque, essas soluções estão entre as tendências de 2023 para o setor de atendimento ao cliente, justamente por conta das funcionalidades que já mencionamos neste texto.

Sendo assim, se você não quer que a sua empresa fique para trás, contrate agora mesmo uma ferramenta de chatbot.

Conclusão sobre as curiosidades sobre chatbots

O que você achou das informações que apresentamos aqui? Esperamos que tenha gostado e que elas te ajudem a decidir de uma vez por todas levar essa tecnologia para o seu negócio.

Se estiver em busca de uma ferramenta de chatbot, conheça o OPTbot.

Esse é o nome do chatbot para WhatsApp do Grupo OPT, que utiliza API Oficial, oferece ferramentas de gestão e ainda suporte técnico completo e especializado.

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