Disparo de mensagens em massa proibido pelo WhatsApp

Durante a eleição presidencial de 2018, ocorreram muitas polêmicas envolvendo o disparo de mensagens em massa no WhatsApp.

Como consequência disso, a empresa responsável pelo app entrou na justiça a fim de buscar a proibição dos disparos em massa utilizando a plataforma.

O pedido fazia referência a qualquer tipo de disparo em massa, político ou não.

Embora durante as eleições de 2020 as campanhas eleitorais com disparos em massa já estivessem proibidas, o WhatsApp só alcançou a vitória na justiça em 2022.

Sendo assim, a partir deste ano, fica proibido o disparo de mensagens em massa utilizando o app de mensagens.

Apesar disso, algumas empresas ainda oferecem serviços que contam com esse tipo de envio de mensagem. Nesses casos, é importante ressaltar que além de poder levar a perda do número utilizado, ainda é crime.

Disparo de mensagens: penalidade

No que diz respeito ao envio de mensagens com finalidade política, as multas por violar a regra podem variar entre R$5 mil e R$30 mil.

As denúncias poderão ser realizadas através de uma plataforma criada numa parceria entre o WhatsApp e a justiça eleitoral.

No caso das empresas que oferecem esse tipo de serviço, o WhatsApp declarou, ainda em 2019, que tomará medidas legais contra quem auxilie na violação dos termos de uso do app.

O uso de chatbot é proibido?

A proibição diz respeito somente ao disparo de mensagens em massa, sendo assim, ainda é possível utilizar chatbots para otimizar a rotina de atendimento ao cliente.

Contudo, é muito importante que você conte com uma empresa experiente e responsável para te disponibilizar esse tipo de plataforma.

Isso porque, além de ser um investimento, é algo que pode colocar em risco a segurança dos dados dos seus clientes.

Por isso, se está em busca desse tipo de serviço, busque por uma plataforma séria, como é o caso do OPTbot.

O que é o OPTbot?

OPTbot é uma plataforma de relacionamento entre empresas e clientes utilizando o WhatsApp.

Através da nossa solução, você pode contar com diversos atendentes para um mesmo número de WhatsApp, além de personalizar respostas automáticas e muito mais!

Nosso sistema é perfeito, também, para as empresas que trabalham no regime home-office. Isso porque, a conexão com o WhatsApp no telefone é feita apenas com o perfil de administrador.

Ou seja, para os atendentes, basta fazer login no site com nome de usuário e senha.

Além de todas essas facilidades, o OPTbot ainda possibilita o monitoramento dos atendimentos, e que sejam extraídos relatórios diretamente na plataforma.

E as vantagens não param por aí! A implantação do sistema é feita de forma totalmente remota, e o uso da plataforma é extremamente intuitivo, apesar de disponibilizarmos uma consultoria para tirar todas as dúvidas.

Quer conhecer o nosso produto um pouco melhor? Então entre em contato com alguém do nosso time de especialistas, para isso, basta clicar aqui.