Emojis e imagens no chatbot: utilizar ou não?

Até pouco tempo atrás os emojis eram utilizados apenas em conversas pessoais e com certo grau de descontração. Contudo, por conta da popularização da comunicação através de mensagens, principalmente através do WhatsApp, esse cenário mudou.

Hoje em dia é muito comum encontrar a utilização desses elementos comunicativos em conversas mais sérias, até mesmo no âmbito empresarial.

Dentro dos chatbots, esses elementos podem ser de grande ajuda para melhorar o processo de comunicação, entenda o motivo a seguir.

Emojis no chatbot: vantagens

Um problema que afeta a comunicação através de mensagens é a falta de um elemento muito importante para a fala: o tom de voz. Isso porque, em diferentes tons, uma mesma sentença pode ter diversos significados. Nesse sentido, a utilização de emojis pode contribuir para que o falante expresse melhor o que quer dizer.

Além disso, utilizar esses elementos ajuda a aumentar a sua proximidade com o cliente, que acaba se sentindo mais confortável já que isso remete a algo mais descontraído.

Mas os emojis não são as únicas formas alternativas de se comunicar com os clientes, as imagens também podem ser ótimas aliadas no seu chatbot, veja no próximo parágrafo.

Imagens no chatbot

O uso de imagens é muito vantajoso, principalmente, para vender algo. Isso porque, a imagem é a representação visual do que o cliente irá adquirir, e visualizando a decisão se torna mais fácil.

Mas não é só para isso, as imagens podem servir, também para anunciar promoções, novos produtos, passar informações e muito mais!

Apesar disso, é fundamental valorizar a importância do texto, e utilizar esses recursos em conjunto para obter uma melhor experiência para os seus clientes.

Conheça o OPTbot

OPTbot é uma tecnologia conversacional que é programada através de linguagem natural e inteligência artificial. Os primeiros estudos relacionados a essa área datam ainda da década de 50, quando Alan Turing publicou o primeiro estudo voltado para o assunto.

No trabalho em questão, ele ressalta que não é vantajoso questionar se as máquinas podem pensar, mas sim se elas seriam capazes de se comportarem como humanos.

A partir de experiências desenvolvidas pelo mesmo, surgiu o que ficou conhecido como O Teste de Turing, que determina que, para ser considerada inteligente, uma máquina deve ser capaz de ser confundida por um humano em pelo menos 30% das interações.

Por mais que depois disso os estudos envolvendo inteligência artificial tenham se multiplicado, a primeira máquina capaz de passar no teste de Turing só foi mostrada ao público em 2014.

Hoje, felizmente, os robôs conversacionais (chatbots) já estão muito melhor desenvolvidos e, por isso, são capazes de simular a interação humana com maior facilidade. Além disso, a grande maioria das pessoas não utiliza os chatbots para realmente passar-se por humano, mas sim para otimizar os processos de atendimento.

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a fazer isso, portanto, saiba mais sobre o OPTbot, uma ferramenta desenvolvida pelo Grupo OPT que utiliza um dos principais aplicativos de mensagens do mundo: o WhatsApp.

Dentre nossas funcionalidades, devemos mencionar:

  • Atendimento automatizado;
  • mensagens personalizadas;
  • diversos atendimentos simultâneos;
  • relatórios de atendimento;
  • fluxo de mensagens;
  • etc.

Quer saber mais sobre isso? Então entre em contato com a gente clicando aqui.