Engajar clientes com o chatbot: veja essas dicas

00Clientes engajados são uma ótima forma de melhorar os resultados dentro de uma empresa. Contudo, muitas vezes fica difícil alcançar esse engajamento.

Isso porque, para que isso aconteça são necessárias diversas estratégias que devem ser implementadas com cuidado e sabedoria.

Uma ótima ferramenta para ajudar a conseguir engajar clientes é o chatbot, um tipo de robô conversacional que é capaz de simular o comportamento humano. Dentre as vantagens desse tipo de equipamento podemos mencionar:

  • Atendimento automático 24h;
  • Mensagens programadas;
  • Diversos usuários simultâneos;
  • Fluxo de mensagens;
  • etc.

Somente pelo fato do cliente conseguir contato com você em qualquer horário, mesmo que seja apenas para receber uma mensagem com o horário correto de funcionamento, já ajuda a aumentar as taxas de engajamento.

Para te ajudar a conseguir resultados ainda melhores, veja as dicas sobre como engajar clientes através do chatbot que preparamos neste texto.

Engajar clientes com chatbot: conheça o público

Como já dissemos os chatbots são ferramentas capazes de simular o comportamento humano, sendo assim, é necessário ter disponíveis alguns dados do cliente para uma comunicação mais próxima.

Por isso, antes de começar o atendimento propriamente dito, organize algumas das principais informações sobre o cliente. Para fazer isso, você pode perguntar diretamente a ele com perguntas nas mensagens programadas.

Sabendo coisas como o nome do cliente, por exemplo, você pode começar uma comunicação mais próxima. Além disso, com dados mais específicos, como região onde mora, você pode enviar ofertas personalizadas.

Faça pesquisas de satisfação para engajar o público

Uma ótima forma de mostrar para o cliente que você se importa com o que ele pensa é através das pesquisas de satisfação.

Você pode fazê-las quando encerrar o atendimento, por exemplo, e programar mensagens objetivas, como pedindo uma nota de um a cinco para o atendimento.

Com essas respostas você saberá se existe algo que você deve melhorar e passa para o cliente a impressão de que ele é realmente importante para o seu negócio, o que sabemos que é verdade.

Busque meios de manter o usuário na conversa

Um chatbot bem programado deve ser capaz de se comunicar com o cliente por um tempo considerável. Sendo assim, forneça informações importantes e, quando notar que o cliente parou de responder por algum tempo, programe uma mensagem que seja capaz de chamá-lo novamente para a conversa.

Quanto mais tempo o cliente fica no atendimento, mais engajado ele será. Mas lembre-se de não acrescentar informações inúteis apenas para prolongar o tempo de contato com o cliente.

É preciso que o atendimento seja suficiente para resolver a dor do cliente, e não tornar-se, ele mesmo, outra dor.

Conheça o OPTbot

OPTbot é um chatbot que utiliza o WhatsApp para se comunicar com os clientes.

Com ele você faz com que sua empresa esteja sempre disponível para o cliente e ainda ajuda a engajar clientes com maior facilidade.

Quer entender como esse produto funciona? Então entre em contato com a gente!