Marketing conversacional: entenda

Você provavelmente sabe que existem diversas vertentes do marketing. Uma das mais utilizadas atualmente, é a do marketing conversacional.

Esse tipo de marketing tem a premissa de podemos resolver quase tudo através de uma boa conversa, seja uma venda, uma assistência, ou demais assuntos.

Sendo assim, são traçadas estratégias de atendimento otimizado e que utilizam algumas ferramentas facilitadoras para esse trabalho, como por exemplo os chatbots.

Quer entender melhor como esse tipo de estratégia funciona e como aplicar no seu negócio? Então acompanhe a leitura deste texto.

O que é marketing conversacional

Essa estratégia surgiu no mercado com o intuito de otimizar processos e diminuir o tempo gasto com a resolução de problemas que antes eram resolvidos via e-mail, formulários ou meios similares.

Isso porque estas coisas costumam demandar tempo, e nem sempre o cliente tem esse tempo. Por muitas vezes, inclusive, clientes são perdidos justamente por conta dessa ineficiência durante o processo de comunicação.

Outro ponto chave do marketing conversacional, é que ele ajuda a mudar a etapa em que o cliente se encontra no funil de vendas, já que ajuda a qualificar seus leads e torná-los mais propensos a fechar negócio.

Além disso, esse tipo de estratégia possibilita que o se negócio atenda diversos clientes simultaneamente, com a ajuda das ferramentas que mencionamos anteriormente.

Como implementar essa estratégia

A implementação do marketing conversacional no seu negócio deve seguir três etapas fundamentais. São elas:

  1. Planejamento: você deve saber quais são as suas metas com a implementação dessa estratégia e também realizar um estudo do seu público. Só assim você saberá o que fazer para agradá-lo;
  2. Escolha da plataforma auxiliar: o segundo passo é escolher qual sistema irá ajudá-lo a automatizar os atendimentos. Pesquise com calma e leve em conta não só o preço mas também a funcionalidade de cada um;
  3. Análise: esse passo é o que vem após a implementação da estratégia. Você deve avaliar os resultados obtidos e compará-los com as suas expectativas, caso algo não esteja certo, faça uma reformulação da estratégia.

Entendeu o que é o marketing conversacional e como utilizá-lo? Esperamos que sim!

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OPTbot é o serviço de chatbot do Grupo OPT e utiliza o principal aplicativo de mensagens da atualidade: o WhatsApp. Através do nosso sistema você pode otimizar o seu atendimento enquanto conta com funcionalidades como:

  • Respostas automáticas;
  • Diversos usuários logados simultaneamente;
  • Monitoramento de atendimentos;
  • Relatórios dos atendimentos;
  • Fluxo de mensagens;
  • etc.

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