Métricas de atendimento ao cliente: conheça as principais

Métricas são medidas utilizadas para avaliar o desempenho de determinados pontos dentro de um negócio.

Elas são muito importantes uma vez que possibilitam uma maior orientação para a elaboração de estratégias que podem ajudar a melhorar os processos dentro dos negócios.

Apesar disso, nem todos sabem o que é métrica e nem quais são as mais importantes para avaliar. Pensando nisto, trouxemos neste texto algumas das principais métricas para serem avaliadas durante o atendimento ao cliente. Acompanhe a leitura.

Principais métricas: tempo médio de atendimento

Como o próprio nome já indica, o tempo médio de atendimento avalia a duração das chamadas dentro do atendimento ao cliente.

Sobre esta métrica é importante que você entenda que não existe um número ideal, já que o tempo pode variar de acordo com o assunto tratado durante a ligação.

Sendo assim, para que você saiba se está dentro do padrão aceitável, é necessário perguntar aos clientes. Realize pesquisas de satisfação ao fim dos atendimentos para que isso possa ser avaliado.

Se quiser saber quando em média dura seus atendimentos, basta dividir o número total de horas de atendimento pela quantidade de pessoas atendidas.

NPS 

NPS é a sigla para Net Promoter Score, e indica as chances que um cliente tem de indicar você para um conhecido, ou seja, tornar-se um promotor do seu negócio.

Esta também é uma métrica muito importante uma vez que a melhor forma de conseguir clientes novos é através da propaganda feita por quem já conhece o seu negócio.

Para descobrir a sua taxa de NPS você deverá realizar uma pesquisa específica, para saber, de 0 a 10, qual é a chance de que seus clientes te indiquem para outras pessoas. As respostas significam:

  • de 1 a 6: detratores;
  • 7 e 8: neutros;
  • 9 e 10: promotores.

Sabendo disso, subtraia a porcentagem de clientes promotores pela de detratores.

Taxa de conversão

Esta métrica é importante, principalmente, no atendimento voltado para vendas. Ela diz respeito a quantos negócios sua equipe de atendimento ao cliente fechou.

Para descobrir qual  é a taxa de conversão do seu negócio é muito simples. Basta dividir o número total de vendas pelo número de atendimentos no mesmo período.

Como o OPTbot ajuda a melhorar as suas métricas

OPTbot é um chatbot voltado exclusivamente para o WhatsApp. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a agilizar e a otimizar o processo de atendimento ao cliente.

Dentre as vantagens da plataforma temos:

  • atendimento 24 horas;
  • ferramentas de gestão;
  • vários atendimentos simultâneos;
  • mensagens automáticas;
  • monitoramento de atendimentos;
  • etc.

Quer saber de quais formas o OPTbot pode ajudar o seu negócio? Então clique aqui.