SAC: como utilizar o chatbot

A sigla SAC  significa “Serviço de Atendimento ao Cliente”. Trata-se do canal disponibilizado pela empresa para que os clientes tirem dúvidas, façam reclamações, tentar solucionar problemas, entre outras coisas.

Desde 2008 é obrigatório que as empresas disponibilizem um canal para que os clientes possam entrar em contato quando desejarem. Este ano houve uma alteração nesta lei que determina que, agora:

  • As empresas devem contar com mais de um canal de SAC;
  • Deve haver um canal que possibilite que o cliente entre em contato a qualquer horário em qualquer dia da semana;
  • Ainda existe a obrigatoriedade de disponibilizar um número de telefone;
  • A acessibilidade no SAC é obrigatória.

Agora que você já entendeu a importância de ter um SAC para a sua empresa, saiba como os chatbots podem ajudar nesse processo.

Atendimento 24h no SAC

Como mencionamos, uma das novas disposições da Lei é que o atendimento deve estar disponível durante 24 horas. Neste sentido o chatbot é de grande ajuda, uma vez que funciona de forma ininterrupta.

Para isso, no entanto, é importante criar um fluxo de mensagens bem estruturado e que conte com todas as opções de atendimento disponíveis para os seus clientes.

Desta forma, caso ele entre em contato durante a madrugada para fazer uma reclamação, por exemplo, ele receberá uma resposta para a sua queixa.

Diminuição no número de ligações

Como você viu, a disponibilização de um número de telefone para o SAC do seu negócio continua sendo obrigatória. Contudo, são poucas as pessoas que optam por isso quando se tem um número de WhatsApp disponível.

Por isso, contar com um chatbot para WhatsApp no seu serviço de atendimento ao cliente é algo muito importante para a economia de tempo e dinheiro, uma vez que as ligações são cobradas por minuto.

Canais diversificados

A diversidade de canais de atendimento, além de obrigatória, é algo que ajuda a melhorar a visão que os clientes têm da sua empresa.

Isto porque, ao mesmo tempo que algumas pessoas preferem fazer ligações, outras podem preferir mandar mensagem, já que isso proporciona maior comodidade e facilidade.

Sendo assim, não deixe de utilizar o chatbot para WhatsApp como uma ferramenta para ajudar a melhorar o seu processo de atendimento aos clientes

Qual chatbot utilizar para  o SAC da sua empresa?

A melhor opção é  contar com um chatbot para WhatsApp, já que esse é o aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil. Para escolher entre as opções disponíveis, no entanto, lembre-se de ficar atento as funcionalidades que cada uma oferece.

O OPTbot, por exemplo, é um serviço de chatbot  para WhatsApp que utilizar API Oficial e oferece vantagens como:

  • Atendimento automático 24h;
  • Fluxos de atendimento;
  • Diversos atendimentos simultâneos em um mesmo número;
  • Ferramentas de gestão;
  • Relatórios direto da plataforma;
  • etc.

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