Chatbot para cobrança: vale a pena?

Chatbots são sistemas inteligentes capazes de simular a interação humana através de regras ou inteligência artificial.

No mundo dos negócios estas ferramentas são cada vez mais utilizadas para realizar ações repetitivas, responder clientes automaticamente, tirar dúvidas, entre outras coisas.

As vantagens que este tipo de ferramenta oferece vão desde uma melhora significativa no processo de atendimento aos clientes, até no aumento da produtividade por parte dos colaboradores.

Além disso, os chatbots podem servir para empresas de diversos setores, até mesmo de cobrança, quer saber como? Então acompanhe a leitura deste texto e fique por dentro.

Chatbot para cobrança: principais vantagens

Empresas que trabalham com cobrança de dividendos sabem como esse processo pode ser difícil, principalmente com os níveis de desemprego no país a quase 9%.

Com os chatbots, no entanto, é possível aumentar o número de negociações já que a ferramenta possibilita que mais atendimentos sejam realizados por dia.

Outro ponto importante desse tipo de solução é que muitas pessoas podem sentirem-se constrangidas ao negociar uma dívida através do atendimento humano, falando com um robô, por outro lado, pode ser criada uma situação mais confortável, aumentando as chances de resolução.

Além disso, os chatbots possibilitam atendimento automático 24 horas por dia, sendo assim, você consegue aproveitar melhor o momento em que o cliente está mais inclinado a realizar o pagamento de sua dívida.

Saiba o que o cliente deseja antes mesmo de começar o atendimento

Outra grande vantagem do chatbot é que você pode saber o que o cliente deseja antes mesmo dele chegar ao atendimento humano.

Para isso você deve programar mensagens que informem quais são as opções de atendimento disponíveis para que ele possa escolher exatamente a que quer falar sobre.

Além disso, é possível também coletar as principais informações dos clientes, evitando que isso fique por conta de seus atendentes. Programe seu chatbot para perguntar sobre o nome e outras informações importantes para o seu atendimento, assim seu colaborador iniciará a conversa com todos os dados que precisa em mãos.

É possível substituir totalmente o atendimento humano por chatbots?

Com todas as funcionalidades que o chatbot apresenta algumas pessoas pensam que ele pode ser a única forma de atendimento disponível para os clientes, mas isso não é verdade.

O chatbot deve ser uma ferramenta complementar ao atendimento humano, já que em algumas situações o sistema pode se deparar com limitações relacionadas a diversos fatores, desde situações que não foram pensadas durante o planejamento até o cliente que não responde como é solicitado.

Sendo assim, mesmo que você utilize o chatbot é indispensável dar a opção de atendimento humano.

Conheça o chabot OPTbot

OPTbot é um chabot desenvolvido pelo Grupo OPT que conta com API Oficial e oferece vantagens como:

  • Atendimento automático;
  • fluxo de mensagens;
  • monitoramento de atendimentos;
  • diversos atendimentos simultâneos;
  • ferramentas de gestão;
  • etc.

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