Pesquisa de satisfação no WhatsApp: veja como fazer

Fazer uma pesquisa de satisfação é algo essencial para ter uma ideia de quais são as impressões dos clientes sobre o seu negócio.

Através deste tipo de ação é possível planejar novas estratégias para que seu público esteja cada vez mais satisfeito com os produtos ou serviços que você comercializa.

Tempos atrás este tipo de pesquisa era realizada através de formulários físicos, sites disponibilizados através da nota fiscal ou até mesmo através de totens presentes nas lojas físicas.

Com a rápida evolução tecnológica isso mudou e, hoje em dia, já é possível realizar este tipo de pesquisa até mesmo através do WhatsApp. Quer saber como? Então continue a leitura deste texto.

Pesquisa de satisfação no WhatsApp: trace um objetivo

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de começar uma pesquisa de satisfação é qual aspecto você quer avaliar.

É possível, por exemplo:

  • Pesquisar sobre um produto específico;
  • Descobrir qual o nível de satisfação com o atendimento;
  • Questionar sobre as chances do cliente indicar seu negócio para terceiros;
  • Saber qual é o nível de satisfação com o suporte;
  • etc.

Isso é importante pois, a depender do seu objetivo, a pesquisa deve conter perguntas específicas, além de ser enviada em um momento oportuno.

Sendo assim, antes de mais nada, reflita sobre o que você deseja descobrir com a pesquisa.

Crie perguntas personalizadas

Uma ótima ideia é levar a identidade do seu negócio para a pesquisa. Sendo assim, redija as perguntas com o mesmo tipo de linguagem que você usa no seu atendimento, por exemplo.

Evidentemente as pesquisas tradicionais e com perguntas genéricas também irão obter resultados, contudo eles nem sempre serão os melhores possíveis.

Um outro ponto muito importante é que você deve evitar perguntas longas, assim como pesquisas com muitas perguntas. Sejamos honestos, você não responderia um questionário que tomasse muito tempo do seu dia, portanto não pense que seus clientes o farão.

Utilize um chatbot na pesquisa de satisfação

Os chatbots são plataformas capazes de enviar mensagens automáticas através de determinadas plataformas. Se você está pensando em fazer uma pesquisa de satisfação através do WhatsApp, esse tipo de solução é de grande ajuda.

Isso porque, os chatbots funcionam através de regras, ou seja, a depender do que acontece na conversa uma nova mensagem é enviada. Sendo assim, você pode programar o seu chatbot para que, sempre que um atendimento for encerrado, a pesquisa de satisfação seja enviada.

Com isso você automatiza esse processo, o que permite que seus funcionários não fiquem sobrecarregados pela realização de tarefas repetitivas.

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Conheça o OPTbot

Trata-se um chatbot desenvolvido pelo Grupo OPT, que conta com API Oficial e oferece funcionalidades como:

  • mensagens automáticas;
  • fluxos de mensagens personalizados;
  • diversos atendimentos simultâneos;
  • ferramentas de gestão e relatórios;
  • auditoria de atendimentos;
  • etc.

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