Suporte humanizado com os chatbots: é possível?

Nos últimos anos, os chatbots têm ganhado cada vez mais espaço no atendimento ao cliente. Essas ferramentas automatizadas são capazes de responder perguntas, solucionar problemas e até mesmo realizar transações. No entanto, uma preocupação comum é se é possível oferecer um suporte humanizado com o uso de chatbots.

A ideia de um suporte humanizado geralmente envolve a empatia, a compreensão e a capacidade de interpretar as necessidades do cliente. Parece difícil imaginar que um programa de computador possa ter essas qualidades. No entanto, com a configuração correta, os chatbots são capazes de fornecer um suporte próximo ao humano.

Quando se trata de um suporte humanizado, há certas características que podem ser mais desafiadoras para os chatbots.

Ainda assim, é possível criar uma experiência mais personalizada ao projetar cuidadosamente as regras e respostas do chatbot. Veja como fazer isso.

Como oferecer suporte humanizado com um chatbot

Ao implementar uma estratégia de suporte humanizado através do chatbot, é importante considerar as necessidades e expectativas dos clientes e desenvolver um conjunto abrangente de respostas que aborde uma variedade de cenários e perguntas. Dessa forma os clientes se sentirão atendidos e compreendidos.

Outro aspecto do suporte humanizado é a capacidade de lidar com a linguagem natural. Os chatbots podem interpretar perguntas e fornecer respostas relevantes. Isso requer um planejamento cuidadoso e uma análise abrangente das possíveis consultas dos clientes para criar regras eficazes.

No que diz respeito às emoções, os chatbots podem reconhecer algumas expressões emocionais básicas e responder adequadamente. Por exemplo, se um cliente expressar frustração, o chatbot pode oferecer uma mensagem de apoio e encaminhá-lo para um atendente humano, se necessário.

É possível excluir a necessidade de atendimento humano?

Apesar dos chatbots oferecerem uma série de vantagens e funcionalidades que podem diminuir a necessidade de atendentes humanos, não é possível excluir totalmente seus atendentes.

Isso pois, os chatbots contam com certas limitações no que diz respeito ao entendimento de questões mais complexas, empatia e outros fatores.

Por isso, para obter os melhores resultados é necessário implementar uma estratégia que, além dos chatbots, conte com uma equipe de suporte disponível para quando for necessário.

Conheça o OPTbot

Se você está em busca de uma plataforma que possa te ajudar a oferecer suporte personalizado e de qualidade para os seus clientes, deve conhecer o OPTbot.

Nosso chatbot tem como foco o atendimento via WhatsApp e conta com uma série de vantagens e funcionalidades, como por exemplo:

  • API Oficial do WhatsApp;
  • atendimento 24h;
  • monitoramento de conversas;
  • integração com outras plataformas;
  • relatórios personalizados;
  • etc.

Quer saber mais? Então clique aqui e fale com um de nossos atendentes.