4 tipos de clientes e como atendê-los

tipos de clientes

O atendimento ao cliente, como você provavelmente já sabe, é parte muito importante dentro de qualquer negócio.

Para que esse processo ocorra da melhor maneira possível, no entanto, é necessário que você conheça os tipos de clientes com os quais pode ter que lidar, para que assim saiba como atendê-los de forma que fiquem satisfeitos.

Antes de mais nada, você precisa entender que um cliente não é igual ao outro e, por isso, no início do atendimento é necessário fazer uma rápida sondagem para tentar identificar a melhor forma de atender cada um.

Para que isso se torne mais fácil, vamos apresentar neste texto 4 tipos de clientes e a melhor maneira de lidar com eles. Acompanhe a leitura e saiba mais.

Tipos de clientes: apressado

O cliente apressado é um tipo com o qual você terá que lidar muito se trabalha com atendimento ao cliente.

Este tipo de pessoa tem a vida corrida, é agitado e não gosta de perder tempo com conversas que considere desnecessárias. Algumas vezes, inclusive, este tipo de cliente pode acabar sendo até um pouco grosseiro.

Apesar disso, é necessário que você ignore possíveis comentários rudes, mas nunca a necessidade de fazer um atendimento mais rápido.

Seja objetivo em suas falas e vá direto ao ponto, mostrando que você entende e concorda que o tempo dele é valioso, e por isso não irá desperdiçá-lo.

Cliente com ar de especialista

Em alguns momentos você pode se deparar com clientes que conhecem profundamente o seu produto e a sua marca. Este tipo, muitas vezes, faz algumas perguntas apenas para atestar o seu conhecimento, colocá-lo em cheque.

Sendo assim, é fundamental que você tenha pleno conhecimento do produto ou serviço que está oferecendo. Caso contrário, o cliente pode não ter confiança em você, desistindo, inclusive, de fechar negócio.

Confuso

O cliente confuso, embora pareça, não é tão difícil de atender, desde que você utilize as estratégias corretas. Este tipo de cliente não consegue elaborar perguntas com facilidade e, em alguns casos, não sabe expressar o que deseja.

Para atendê-lo, portanto, você deve fazer perguntas estratégicas que visem entender a real necessidade dele. Dessa forma, você saberá que tipo de produto ou serviço oferecer e de que forma fazer isso.

Cliente estressado

Este tipo de cliente é muito complicado, principalmente para profissionais que não contam com inteligência emocional. Ele não está passando por um bom dia e faz questão de demonstrar isso e, até mesmo, de descontar em você.

Para atendê-lo é necessário manter o profissionalismo, ignorar perguntas e respostas grosseiras e fazer o seu trabalho da melhor forma possível.

Nunca responda no mesmo tom de voz que ele ou com ironia, isso só irá prejudicar o processo de atendimento e torná-lo ainda mais difícil.

Conclusão sobre os tipos de clientes

Esperamos que este texto possa te ajudar a atender diferentes tipos de clientes com mais facilidade e tranquilidade.

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