O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo mundo. Seu uso chegou, inclusive, nas empresas.
Por isso, a plataforma vem tentando desenvolver alguns recursos que facilitem o uso dessa plataforma no âmbito empresarial.
O exemplo mais conhecido disso é o WhatsApp Business. Essa versão, que foi anunciada em janeiro de 2018, é voltada para a otimização do atendimento empresarial.
Através dela é possível, por exemplo, acrescentar horário de funcionamento, cardápio, entre outras coisas, no perfil da empresa na plataforma.
Mesmo assim, ainda existia a necessidade de implementar algumas funcionalidades na plataforma.
Por isso, ainda no ano de 2018, a empresa anunciou a criação do WhatsApp Business API.
Quer entender o que é isso? Então acompanhe a leitura deste texto.
O que é API do WhatsApp?
A ideia principal da API é otimizar o trabalho de empresas com ampla base de contatos.
Através dela você pode fazer integração do WhatsApp com outras funções, tudo isso, para facilitar a sua rotina de atendimento ao cliente.
A principal forma como a API é utilizada é através da integração com chatbots.
Chatbots são robôs conversacionais programados para realizar algumas ações repetitivas.
Apesar de ser algo que oferece diversas vantagens para quem utiliza, a API do WhatsApp precisa ter seu uso autorizado pela plataforma.
Infelizmente, a aprovação é um processo complicado e lento, o que impede que algumas empresas contem com essa funcionalidade.
Felizmente, ainda assim é possível utilizar a API do WhatsApp para melhorar a sua comunicação. Para isso, você deve adquirir os serviços de comunicação de uma empresa que conta com a API.
Uma solução é, por exemplo, o OPTbot.
O que é o OPTbot?
Essa é uma plataforma desenvolvida pelo Grupo OPT, cujo principal objetivo é centralizar e otimizar o atendimento empresarial via WhatsApp.
Através do nosso sistema, você pode criar respostas automáticas para seus clientes, filas de atendimento, perfis de atendentes e de administradores.
Quer saber melhor como essa plataforma funciona? Nós explicamos!
Como o OPTbot funciona?
Após adquirir a nossa plataforma, você receberá as informações de login e senha para acessá-la.
Além disso, agendaremos uma consultoria com um de nossos técnicos, para que você tire toda e qualquer dúvida.
A montagem do bot é feita da seguinte forma:
- Registramos os perfis de usuários para seus atendentes;
- Criamos as filas de atendimentos correspondentes aos setores da empresa;
- Montamos o fluxo de automação de mensagem.
Esse fluxo funciona através de regras. Por exemplo, o cliente entra em contato, recebe a mensagem automática de boas vindas e depois a relação de setores com os números correspondentes.
Supondo que o setor financeiro seja representado pelo número 3, sempre que esse for escolhido, o cliente será enviado para a fila do financeiro.
O acesso ao sistema ocorre através de um site, sem a necessidade de nenhum download.
Além disso, a conexão com a conta é feita automaticamente através da API.
Por fim, todos os atendentes poderão logar apenas com seus respectivos dados de login e senha, sem a necessidade do celular.
Caso deseje, o administrador poderá acessar o atendimento, seja enquanto acontece ou após o termino.
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