Durante a eleição presidencial de 2018, ocorreram muitas polêmicas envolvendo o disparo de mensagens em massa no WhatsApp.
Como consequência disso, a empresa responsável pelo app entrou na justiça a fim de buscar a proibição dos disparos em massa utilizando a plataforma.
O pedido fazia referência a qualquer tipo de disparo em massa, político ou não.
Embora durante as eleições de 2020 as campanhas eleitorais com disparos em massa já estivessem proibidas, o WhatsApp só alcançou a vitória na justiça em 2022.
Sendo assim, a partir deste ano, fica proibido o disparo de mensagens em massa utilizando o app de mensagens.
Apesar disso, algumas empresas ainda oferecem serviços que contam com esse tipo de envio de mensagem. Nesses casos, é importante ressaltar que além de poder levar a perda do número utilizado, ainda é crime.
Disparo de mensagens: penalidade
No que diz respeito ao envio de mensagens com finalidade política, as multas por violar a regra podem variar entre R$5 mil e R$30 mil.
As denúncias poderão ser realizadas através de uma plataforma criada numa parceria entre o WhatsApp e a justiça eleitoral.
No caso das empresas que oferecem esse tipo de serviço, o WhatsApp declarou, ainda em 2019, que tomará medidas legais contra quem auxilie na violação dos termos de uso do app.
O uso de chatbot é proibido?
A proibição diz respeito somente ao disparo de mensagens em massa, sendo assim, ainda é possível utilizar chatbots para otimizar a rotina de atendimento ao cliente.
Contudo, é muito importante que você conte com uma empresa experiente e responsável para te disponibilizar esse tipo de plataforma.
Isso porque, além de ser um investimento, é algo que pode colocar em risco a segurança dos dados dos seus clientes.
Por isso, se está em busca desse tipo de serviço, busque por uma plataforma séria, como é o caso do OPTbot.
O que é o OPTbot?
OPTbot é uma plataforma de relacionamento entre empresas e clientes utilizando o WhatsApp.
Através da nossa solução, você pode contar com diversos atendentes para um mesmo número de WhatsApp, além de personalizar respostas automáticas e muito mais!
Nosso sistema é perfeito, também, para as empresas que trabalham no regime home-office. Isso porque, a conexão com o WhatsApp no telefone é feita apenas com o perfil de administrador.
Ou seja, para os atendentes, basta fazer login no site com nome de usuário e senha.
Além de todas essas facilidades, o OPTbot ainda possibilita o monitoramento dos atendimentos, e que sejam extraídos relatórios diretamente na plataforma.
E as vantagens não param por aí! A implantação do sistema é feita de forma totalmente remota, e o uso da plataforma é extremamente intuitivo, apesar de disponibilizarmos uma consultoria para tirar todas as dúvidas.
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