As mensagens automáticas são uma ótima forma de dinamizar o seu processo de atendimento ao cliente. Isso porque, elas podem cumprir diversas funções, como por exemplo:
- Dar boas vindas ao cliente;
- Mostrar quais são os setores disponíveis para atendimento;
- Informar que o negócio está fechado no momento e qual é o horário correto de funcionamento;
- etc.
Você provavelmente já recebeu uma dessas mensagens ao entrar em contato com uma empresa, certo? Apesar de ser algo simples, existem alguns cuidados que devem ser tomados para alcançar os melhores resultados possíveis.
É justamente sobre esses cuidados que falaremos neste texto. Por isso, se quiser aprender a utilizar as mensagens automáticas da melhor forma possível, não deixe de acompanhar a leitura do texto.
Mensagens automáticas devem ser bem planejadas
O primeiro passo para criar boas mensagens automáticas é fazer um planejamento. É fundamental que você tenha em mente quais efeitos quer que a mensagem cause.
Por isso, antes de começar a utilizar esse recurso planeje como deve funcionar todo o fluxo de atendimento ao cliente, e qual função a mensagem automática irá exercer dentro do mesmo.
Personalize as mensagens
Um erro muito comum nas empresas que optam por utilizar mensagens automáticas é a utilização de modelos prontos. Por mais que você pense que não, os clientes conseguem entender que se trata de algo genérico, e isso passa a impressão de falta de interesse por parte da empresa.
Mas não se confunda, não tem nada demais em utilizar modelos prontos como inspiração para escrever a sua mensagem, mas lembre-se sempre de adaptá-los para que fiquem a cara do seu negócio.
Seja objetivo
Outro ponto que você não deve deixar de lado ao programar as suas mensagens automáticas é a objetividade. Mensagens muito longas dificilmente são lidas por inteiro e, por isso, algumas informações importantes passam despercebidas.
Sendo assim, lembre-se de falar apenas sobre o que é fundamental naquele momento, os demais detalhes podem e devem ser explicados durante o atendimento humano, até mesmo para solucionar possíveis dúvidas.
Mensagens automáticas devem ser bem escritas
Não deixe de ter certeza que as suas mensagens automáticas estão utilizando o padrão correto da norma culta. Mensagens com erro de escrita podem prejudicar a sua reputação perante ao cliente.
Inclusive, isso pode fazer com que todos os seus esforços para que o lead chegasse até a etapa de contato sejam perdidos, então fique atento.
Utilize o OPTbot
O OPTbot é uma solução do Grupo OPT que visa otimizar o atendimento ao cliente. Através da nossa plataforma, que utiliza o WhatsApp para o envio de mensagens, você pode fazer coisas como:
- Criar filas de atendimento;
- contar com vários atendentes ao mesmo tempo;
- personalizar mensagens automáticas;
- monitorar os atendimentos;
- e muito mais!
Quer entender um pouco melhor sobre o nosso produto? Então entre em contato!