Chamamos de millennials, ou geração Y, todas as pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Estima-se que existam cerca de 2 bilhões de pessoas que pertencem a esse grupo.
A principal característica dessas pessoas é que elas têm contato com a tecnologia desde os primeiros anos de vida, sendo assim, costumam ser mais conectados e influentes.
Os millennials, hoje em dia, representam grande parte dos consumidores e, por terem sido criados com padrões diferentes das gerações anteriores, requerem também estratégias diferentes durante o atendimento ao cliente.
Quer saber como preparar o seu atendimento para ter bons resultados com as pessoas desta geração? Então continue a leitura deste texto e veja algumas das principais dicas.
Atendimento aos millennials: agilidade
Justamente por terem nascido na era da internet, os millennials prezam, e muito, pela agilidade no atendimento.
Sendo assim é muito importante que você treine a sua equipe para que o atendimento ocorra de forma rápida e objetiva, sem deixar de lado informações importantes que devem ser passadas.
Adquirir e armazenar informações de maneira rápida é uma das características da geração y, e isso vale para todos os âmbitos, até mesmo durante o consumo.
Canais alternativos de comunicação
Se você quer valorizar a geração dos millennials na sua empresa, deve se lembrar que essas pessoas foram criadas durante o surgimento da mobilidade digital. Muitos, inclusive, tiveram o seu primeiro aparelho móvel de telefone ainda na infância.
Por isso é muito comum, ao analisarmos esta parcela da população, que encontremos pessoas que evitem fazer ligações e preferem resolver tudo através de mensagens.
Assim sendo, é muito importante que a sua empresa esteja disponível para atendê-lo por diversos canais, desta forma fica a cargo do cliente escolher o seu preferido.
Autonomia
A internet possibilita a aquisição de informações a qualquer momento. Por conta disso, a geração Y adquiriu altos níveis de autonomia.
Se você quer adaptar o seu processo de atendimento ao cliente, no entanto, é importante possibilitar essa autonomia.
Permita que o próprio cliente realize algumas ações simples sem precisar falar com um atendente, como por exemplo: conseguir uma segunda via de boleto; reunir informações sobre seu produto ou serviço; etc.
Mas não se esqueça: é fundamental que, quando necessário, haja a possibilidade de conversar com alguém da sua equipe.
Modernize o atendimento para os millennials
Nada representa melhor os millennials do que a rápida modernização. Sendo assim, é muito importante que o seu processo de atendimento seja também condizente com as novas tecnologias.
Uma das principais tendências para o setor é o uso de chatbot.
Trata-se de um robô conversacional capaz de realizar ações previamente programadas, como o envio de respostas automáticas, por exemplo.
Ao contar com este tipo de ferramenta você consegue proporcionar um atendimento mais rápido, fácil e moderno.
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Se você quer incluir um chatbot no seu processo de atendimento ao cliente, conheça o OPTbot.
Somos um chatbot voltado especificamente para o aplicativo de mensagens mais utilizado de todos: o WhatsApp. Através da nossa solução, que conta com API Oficial, você pode:
- Programar mensagens automáticas;
- configurar fluxos de conversas;
- organizar filas de atendimento;
- extrair relatórios dos atendimentos; e
- muito mais.
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