O e-commerce é algo que vem ganhando força há alguns anos, contudo, durante a pandemia o crescimento foi ainda maior.
Isto porque as pessoas não podiam sair de suas casas para fazer compras e, por isso, tiveram que se adaptar à realidade das lojas online.
Com o fim do período pandêmico as pessoas já haviam se acostumado com este novo padrão de consumo e, sendo assim, continuaram a fazer suas compras através da internet.
Dessa forma, alguns problemas começaram a aparecer, como por exemplo a dificuldade para tirar dúvidas, já que não existe um atendente disponível para atendimento imediato, como no caso das lojas físicas.
Algumas lojas, portanto, começaram a disponibilizar números de WhatsApp para que os clientes entrassem em contato, contudo, era necessário esperar até que um atendente estivesse disponível. Nesse sentido, o chatbot surge como uma ferramenta de grande ajuda, já que possibilita uma série de vantagens, como mostraremos a seguir.
Vantagens dos chatbots para e-commerce: atendimento automático
A primeira coisa que devemos mencionar como uma vantagem dos chatbots para e-commerce é a possibilidade de atendimento automático. Isto porque, é possível programar um fluxo de mensagens que simula o atendimento humano e incluir nele respostas para as dúvidas mais frequentes.
Desta forma, o seu cliente não precisa esperar que um atendente humano esteja disponível para ajudá-lo, sendo necessário apenas nos casos mais específicos.
Disponível 24h
Uma das principais diferenças entre o e-commerce e as lojas físicas é a possibilidade de comprar a qualquer momento, não sendo necessário seguir o horário de funcionamento.
Com um chatbot bem planejado, seu cliente pode obter suporte para dúvidas simples a qualquer momento do dia, isso faz com que você possa aproveitar o impulso de compra, não deixando que o cliente pense tanto até chegar a conclusão de que não precisa do produto ou pode esperar um pouco mais para comprá-lo.
Está atrelado ao atendimento humano
Tratando-se um robô é esperado que existam algumas limitações que só poderão ser supridas através do atendimento humano. Felizmente, você pode unir o seu chatbot ao atendimento humano.
Funciona assim: você irá programar as respostas para perguntas mais simples e corriqueiras, contudo, deixando sempre a opção de partir para o atendimento humano. Com isso, você dá ao cliente o poder de escolha, outro fator que influencia diretamente na decisão de compra.
Conheça o OPTbot
Se você está convencido de que um chatbot pode ajudar o seu negócio a ter melhores resultados, então conheça o OPTbot.
Nosso chatbot é focado no atendimento via WhatsApp e conta com API Oficial. Além disso, oferecemos diversas funcionalidades, como por exemplo:
- atendimento automático a qualquer momento;
- ferramentas de gestão;
- relatórios diretamente da plataforma;
- monitoramento de conversas;
- fluxo de mensagem personalizado;
- etc.
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