Você já ouviu falar em funil de vendas? Esse é um termo muito utilizado no mundo dos negócios.
Trata-se de uma representação visual do percurso que o cliente faz desde o momento que tem o primeiro contato com a sua empresa até após a finalização da venda.
Essa representação é muito importante para quem quer otimizar o processo de venda e bolar estratégias mais assertivas para os clientes.
Quer entender mais e saber quais são as etapas do funil de vendas? Então continue a leitura deste texto.
O que significa o funil de vendas
Vamos supor que você tenha uma nova campanha de marketing e com ela comecem a chegar leads. A quantidade de pessoas que realmente vão comprar será consideravelmente menor do que a quantidade de leads que você conseguiu.
Isso porque, a cada etapa os clientes vão diminuindo, ou seja, afunilando, e é justamente daí que vem o nome. O funil de vendas contém 5 partes, mas podemos resumir em três que são:
- topo;
- meio; e
- fundo.
Os clientes começam no topo e vão descendo, e cada nova etapa significa que o lead está mais qualificado para a compra.
Veja um pouco mais sobre cada etapa.
Topo de funil
O topo do funil de vendas é onde estão os clientes que estão descobrindo o seu negócio. Para os leads desta etapa você deve fornecer mais informações sobre o negócio, assim como buscar meios de que o cliente confie na sua marca.
Uma boa estratégia é falar sobre a história da empresa e os ideais, assim como mostrar depoimentos de clientes antigos, o que serve como prova social e ajuda a conquistar os clientes.
Meio de funil
Nesta etapa os clientes já sabem que têm um problema e começam a considerar soluções para o mesmo.
Faça uma divulgação inteligente dos seus produtos e serviços, de modo que o cliente os vejam como uma boa forma para solucionar a dor que têm.
Vídeos de pessoas que conseguiram solucionar problemas com os seus serviços são uma ótima ideia.
Fundo do funil de vendas
No fundo do funil os clientes já conhecem sua empresa, produtos e serviços e também já entenderam como eles podem ajudar a solucionar o problema. Falta agora tomar a decisão de comprar.
Uma boa estratégia nessa etapa é utilizar gatilhos mentais como o de urgência e escassez, para que o cliente sinta que precisa comprar o seu produto logo pois pode não ter uma oportunidade futura.
Conclusão sobre o funil de vendas
Esperamos que este texto tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre o funil de vendas. Se quiser ficar por dentro de mais dicas como estas, não deixe de acompanhar o blog da OPTbot.