Desde que o marketing surgiu, uma das principais metas das empresas é descobrir maneiras de se conectar e engajar os clientes!
Felizmente, com a evolução da tecnologia, surgiram diversas ferramentas que podem auxiliar para que esse desejo se torne realidade, como é o caso dos chatbots, que são programas que utilizam inteligência artificial e linguagem natural para interagir com os clientes.
Inicialmente, os chatbots eram utilizados apenas como uma forma de atendimento ao cliente limitada mas, atualmente, ele pode realizar uma série de ações e, além disso, ajudar a personalizar a experiência dos clientes, aumentando a fidelização.
Importância da personalização nas campanhas de marketing
A primeira coisa que você deve ter em mente para entender a importância da personalização é que o cenário atual está altamente competitivo. Isso significa que você irá dividir o mesmo público com diversas outras empresas similares a sua, e a melhor coisa para se destacar entre as opções é a personalização!
Quando você utiliza os chatbots no atendimento ao cliente, ele pode coletar informações valiosas sobre os atendimentos, como preferência dos clientes, idade, sexo, localidade, entre outras coisas.
Com esses dados em mãos, você pode planejar campanhas de marketing mais assertivas, otimizando, assim, os seus investimentos.
Além disso, escolhendo o chatbot certo você pode contar com relatórios personalizados, que são capazes de te dar as principais informações regularmente, sem que você tenha que buscá-las uma por uma.
Apesar da sua grande serventia no que diz respeito às campanhas de marketing, os chatbots ainda podem te ajudar de diversas outras formas, acompanhe a leitura do texto para descobrir algumas delas.
Outras vantagens dos chatbots
Além dos chatbots ajudarem a criar campanhas de marketing mais assertivas, eles também são ótimos aliados quando o assunto é melhorar a experiência dos seus clientes!
Um dos principais motivos para isso é a disponibilidade dessa solução, que pode oferecer respostas 24 horas por dia, 7 dias por semana! Isso significa que, independente do momento no qual o cliente entrar em contato, ele irá receber resposta.
Além disso, os chatbots também ajudam a reduzir a sobrecarga dos seus colaboradores, uma vez que oferecem respostas automáticas para as principais perguntas dos clientes, permitindo que sua equipe guarde esforços para questões de maior valor agregado.
Apesar de todas essas vantagens, é muito importante ressaltar que os chatbots não devem substituir completamente o atendimento humano, uma vez que não são capazes de entender as nuances comportamentais.
Sendo assim, lembre-se de alinhar o uso do chatbot a uma boa estratégia de atendimento humano.
Conclusão
Como vimos, os chatbots têm o potencial de transformar a forma como as empresas personalizam suas ofertas e campanhas de marketing. No entanto, para dar bons resultados, é necessário que essa estratégia seja alinhada a um atendimento humano de qualidade!
Se você estiver em busca de um chatbot que oferece uma série de funcionalidades para o seu negócio, sugerimos que conheça o OPTbot. Nosso sistema conta com API Oficial do WhatsApp e oferece:
- atendimento 24h;
- monitoramento de ligações;
- relatórios personalizados;
- integração com outras plataformas;
- aplicativo para Android;
- suporte completo;
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