Os chatbots, como você já deve saber se acompanhar o nosso blog, são robôs conversacionais que funcionam através de inteligência artificial. Essas ferramentas utilizam linguagem natural para conversar com os clientes, e o intuito é ser o mais humanizado possível.
O uso dessas ferramentas se popularizou nos últimos anos e podemos citar, como motivo para isso, a necessidade de proporcionar um atendimento mais ágil e eficaz, a fim de melhorar a experiência do cliente.
Uma grande vantagem dos chatbots, é a possibilidade de utilizá-los com as mais diversas finalidades, inclusive, para ajudar nas campanhas de marketing digital.
Quer entender como isso funciona? Então acompanhe a leitura desse texto.
Como utilizar o chatbot nas estratégias de marketing
O chatbot pode ser um alinhado em diversas etapas das campanhas de marketing, como por exemplo:
Qualificação de leads
Através das ferramentas de chatbot, é possível perguntar e armazenar informações sobre o cliente.
Com isso, você poderá enriquecer sua base de leads e, além disso, posicioná-las na etapa correta do funil de vendas.
Contudo, para que as informações coletadas sejam úteis, é necessário que você planeje com atenção quais perguntas irá fazer aos clientes.
Presença digital
A presença digital é muito importante para a época em que vivemos. Ela diz respeito a que nível sua empresa está inserida no mundo digital, e o chatbot é de grande ajuda nesse quesito.
Isso porque, quando um cliente entra em contato com você e obtém resposta automaticamente, ele sente como se estivesse sempre conectado e disponível, e isso aumenta a sua satisfação e confiança.
Jornada de compras
A jornada de compras também pode ser melhorada através de chatbots. Isso porque, é possível programar o fluxo de conversas para enviar detalhes sobre os produtos que sua empresa disponibiliza.
Com isso, seu cliente chega ao vendedor com uma ideia mais fixa do que precisa, e também com menos dúvidas. Isso torna o atendimento mais rápido e eficaz.
Utilize o OPTbot em suas estratégias de marketing
O OPTbot é um chatbot desenvolvido pelo Grupo OPT, que funciona através do principal aplicativo de mensagens do mundo: o WhatsApp.
Através da nossa ferramenta, você pode personalizar mensagens, criar fluxos de atendimento e ainda contar com mais de 4 atendentes ao mesmo tempo.
Além disso, cada um dos atendentes têm acesso, apenas, às conversas das quais fazem parte. Isso ajuda a organizar o atendimento e evita confusões.
Entendeu como o OPTbot pode ajudar o seu negócio? Esperamos que sim!
Caso queira saber mais detalhes, basta entrar em contato com nossa equipe de vendas clicando aqui.