Integração entre mídias sociais e chatbots

Com a crescente popularidade das mídias sociais, as empresas estão cada vez mais procurando maneiras de integrar essas plataformas em sua estratégia de atendimento ao cliente.

Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é por exemplo, através da integração entre o chatbot e as mídias sociais.

Quer saber como essa união pode ser vantajosa? Então acompanhe a leitura do texto

Vantagens da integração entre chatbots e mídias sociais

Em termos simples, um chatbot é um programa de computador que usa inteligência artificial para se comunicar com usuários por meio de uma interface de bate-papo. Eles são amplamente usados em atendimento ao cliente, para fornecer respostas rápidas e precisas às perguntas.

Ao integrar um chatbot com as mídias sociais, as empresas podem obter várias vantagens. Uma delas é a capacidade de atender clientes  de forma automática em diferentes plataformas.

Um cliente pode entrar em contato com uma empresa via Facebook Messenger ou Twitter, em vez de usar o atendimento telefônico ou e-mail, por exemplo.

Com um chatbot integrado a essas plataformas, a empresa pode fornecer uma resposta rápida e personalizada, sem a necessidade de envolver um representante de atendimento ao cliente.

Outras vantagens

Os chatbots podem ajudar a gerenciar o volume de mensagens que as empresas recebem em suas mídias sociais. À medida que as mídias sociais se tornam cada vez mais populares, as empresas podem receber centenas ou até milhares de mensagens por dia.

Um chatbot pode ajudar a gerenciar esse volume de mensagens, filtrando perguntas comuns e respondendo automaticamente as perguntas simples. Isso pode economizar muito tempo e recursos para a equipe de atendimento ao cliente, que só receberá os atendimentos mais complexos.

Outra vantagem da integração entre o chatbot e as mídias sociais é a capacidade de fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. Enquanto a equipe de atendimento ao cliente pode estar disponível apenas durante o horário comercial, um chatbot pode fornecer respostas instantâneas a qualquer hora do dia.

Isso faz com que o nível de satisfação dos seus clientes aumente de forma considerável, o que é fundamental para a reputação da empresa.

Os chatbots também podem ajudar a coletar dados valiosos sobre os clientes, como informações de contato, histórico de compras e preferências. Esses dados podem ser usados ​​para fazer um atendimento mais assertivo, por exemplo.

A integração entre o chatbot e as mídias sociais pode, além de tudo o que já mencionamos, ajudar a reduzir custos para as empresas.

À medida que seu negócio precisa lidar com um volume crescente de mensagens nas mídias sociais, ele pode precisar contratar mais representantes de atendimento ao cliente.

No entanto, um chatbot pode eliminar essa necessidade, já que como dissemos anteriormente, ele realiza os atendimentos mais simples, que, geralmente, são maioria.

Conclusão

Entendeu como a integração entre mídias sociais e chatbot pode ser vantajosa para o seu negócio? Esperamos que sim!

Caso queira tirar alguma dúvida sobre o chatbot, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.