Millennials: o que esperam do atendimento ao cliente

Chamamos de millennials, ou geração Y, todas as pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Estima-se que existam cerca de 2 bilhões de pessoas que pertencem a esse grupo.

A principal característica dessas pessoas é que elas têm contato com a tecnologia desde os primeiros anos de vida, sendo assim, costumam ser mais conectados e influentes.

Os millennials, hoje em dia, representam grande parte dos consumidores e, por terem sido criados com padrões diferentes das gerações anteriores, requerem também estratégias diferentes durante o atendimento ao cliente.

Quer saber como preparar o seu atendimento para ter bons resultados com as pessoas desta geração? Então continue a leitura deste texto e veja algumas das principais dicas.

Atendimento aos millennials: agilidade

Justamente por terem nascido na era da internet, os millennials prezam, e muito, pela agilidade no atendimento. 

Sendo assim é muito importante que você treine a sua equipe para que o atendimento ocorra de forma rápida e objetiva, sem deixar de lado informações importantes que devem ser passadas.

Adquirir e armazenar informações de maneira rápida é uma das características da geração y, e isso vale para todos os âmbitos, até mesmo durante o consumo.

Canais alternativos de comunicação

Se você quer valorizar a geração dos millennials  na sua empresa, deve se lembrar que essas pessoas foram criadas durante o surgimento da mobilidade digital. Muitos, inclusive, tiveram o seu primeiro aparelho móvel de telefone ainda na infância.

Por isso é muito comum, ao analisarmos esta parcela da população, que encontremos pessoas que evitem fazer ligações e preferem resolver tudo através de mensagens.

Assim sendo, é muito importante que a sua empresa esteja disponível para atendê-lo por diversos canais, desta forma fica a cargo do cliente escolher o seu preferido.

Autonomia

A internet possibilita a aquisição de informações a qualquer momento. Por conta disso, a geração Y adquiriu altos níveis de autonomia.

Se você quer adaptar o seu processo de atendimento ao cliente, no entanto, é importante possibilitar essa autonomia.

Permita que o próprio cliente realize algumas ações simples sem precisar falar com um atendente, como por exemplo: conseguir uma segunda via de boleto; reunir informações sobre seu produto ou serviço; etc.

Mas não se esqueça: é fundamental que, quando necessário, haja a possibilidade de conversar  com alguém da sua equipe.

Modernize o atendimento para os millennials

Nada representa melhor os millennials do que a rápida modernização. Sendo assim, é muito importante que o seu processo de atendimento seja também condizente com as novas tecnologias.

Uma das principais tendências para o setor é o uso de chatbot.

Trata-se de um robô conversacional capaz de realizar ações previamente programadas, como o envio de respostas automáticas, por exemplo.

Ao contar com este tipo de ferramenta você consegue proporcionar um atendimento mais rápido, fácil e moderno.

Conheça o OPTbot

Se você quer incluir um chatbot no seu processo de atendimento ao cliente, conheça o OPTbot.

Somos um chatbot voltado especificamente para o aplicativo de mensagens mais utilizado de todos: o WhatsApp. Através da nossa solução, que conta com API Oficial, você pode:

  • Programar mensagens automáticas;
  • configurar fluxos de conversas;
  • organizar filas de atendimento;
  • extrair relatórios dos atendimentos; e
  • muito mais.

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