Os chatbots são robôs conversacionais que têm sido muito utilizados por empresas que desejam otimizar o seu processo de atendimento ao cliente.
Apesar dessas ferramentas serem revolucionárias para o processo comunicativo empresarial, para que elas cumpram o objetivo com maestria é necessário configurá-las com sabedoria.
Pensando em te ajudar com isso, neste texto elencamos alguns dos principais erros ao programar chatbots. Acompanhe a leitura e fique por dentro das dicas.
Principais erros: mensagens genéricas
Com uma rápida busca na internet, você poderá encontrar dezenas de modelos de mensagens personalizadas para chatbot. Apesar de não ser necessariamente proibido utilizá-las, é importante que você personalize alguns pontos para que a mensagem tenha a cara do seu negócio.
Caso contrário, isso pode passar para o cliente a impressão de que você não se preocupou sequer em elaborar um pequeno texto para atendê-lo. Isso acaba diminuindo o nível de satisfação do cliente, o que pode fazer com que ele desista de negociar com você.
Por isso, não esqueça de dedicar um tempo para a elaboração das mensagens do seu chatbot, pensando sempre em manter e identidade da empresa.
Não possibilitar que o cliente fale com um atendente
Apesar dos chatbots poderem manter uma conversa por um tempo consideravelmente longo, ele não terá respostas para tudo, afinal, tudo depende do que foi programado no fluxo de conversa.
Sendo assim, é muito importante que o seu cliente possa ter acesso a um atendente sempre que sentir necessidade para tal.
Apesar dessas ferramentas serem cada vez mais inteligentes e independentes, nenhuma máquina, até hoje é capaz de substituir totalmente o atendimento humano.
Solicitar informações irrelevantes
Se você acompanha o nosso blog, deve saber que um das funcionalidades dos chatbots é o armazenamento de informações para o enriquecimento do perfil dos clientes.
Para que isso aconteça, contudo, é necessário que tudo seja programado no fluxo de mensagens. No entanto, ao fazer isso, é necessário ter cautela.
Para começar, ninguém gosta de entrar em contato com uma empresa e sentir que está em um interrogatório durante o atendimento. Além disso, muitas perguntas sobre informações pessoais podem prejudicar a confiança do cliente em você.
É importante também, ter cuidado com perguntas repetitivas. Um exemplo disso é, quando através do WhatsApp, você pede para que o cliente informe o número de telefone.
Sendo assim, elabore seu fluxo com o máximo de atenção possível.
Conclusão sobre os principais erros nos chatbots
Aqui mencionamos três dos principais erros cometidos durante a criação de chatbots, mas eles não são os únicos. Por isso, ao utilizar esse tipo de ferramenta, faz toda diferença contar com um time capacitado para prestar suporte.
Então, se você quer utilizar essa tecnologia no seu negócio, não deixe de conhecer o OPTbot. Somos uma ferramenta de chatbot que utiliza o principal meio de comunicação do Brasil: o WhatsApp.
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