Melhores práticas para o desenvolvimento do chatbot

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Os chatbots são robôs conversacionais utilizados em diversas plataformas com o intuito de agilizar e otimizar o processo de atendimento ao cliente, mas disso provavelmente você já sabe.

Acontece que, para que o chatbot seja capaz de alcançar todos os resultados desejados, é necessário um período de desenvolvimento, que deve acontecer com muito planejamento e atenção.

Como você sabe aqui no nosso blog buscamos sempre trazer conteúdos que possam te ajudar a melhorar o seu processo de atendimento e, por isso, neste texto, falaremos sobre algumas práticas importantes no momento de desenvolvimento do chatbot. Acompanhe a leitura e saiba quais são.

Desenvolvimento do chatbot

Quando falamos no desenvolvimento do chatbot estamos nos referindo apenas ao planejamento de textos e fluxos de conversa já que não é necessário desenvolver o sistema em si. Isso porque, no mercado, existem diversas empresas que desenvolvem este tipo de sistema e comercializam para outros negócios poderem utilizar.

Sendo assim, todas as dicas que daremos aqui são focadas apenas na configuração e personalização do sistema.

Utilize mensagens curtas

Um erro muito comum durante o desenvolvimento dos chatbots é utilizar mensagens muito grandes para se comunicar com os clientes.

Isso porque, além do objetivo do chatbot ser proporcionar um atendimento de qualidade em um menor período de tempo, algumas pessoas podem nem ler as mensagens que julgarem grandes demais.

Desta forma, o número de clientes que abandona o seu atendimento pode aumentar, prejudicando as métricas da sua empresa.

Seja objetivo no desenvolvimento do chatbot

A melhor forma de proporcionar um atendimento eficiente através do chatbot é com a objetividade. É importante, por exemplo, que você pergunte exatamente o que quer saber a respeito do cliente.

Isso pois, se você fizer muitas perguntas genéricas as quais as respostas não fazem diferença no seu atendimento, no momento que as questões importantes chegarem seu cliente pode não querer mais respondê-las.

Sendo assim, foque apenas naquilo que realmente é relevante para o atendimento.

Cuidado com os erros gramaticais

Ao se comunicar através de mensagens com o seu cliente, como por exemplo com um chatbot, é muito importante estar atento à grafia correta das palavras.

Quando o cliente se depara com textos escritos de forma incorreta ele pode desconfiar da seriedade da sua empresa. Por isso, uma boa opção é contratar um profissional capacitado para planejar os textos que você utilizará ao falar com o cliente.

Sempre que possível dê opções de respostas

A melhor forma de se comunicar com o cliente através do chatbot é não deixando perguntas abertas. Claro que a depender da pergunta, como por exemplo sobre número de documentos, é impossível dar alternativas mas sempre que isso for possível, opte por fazê-lo.

Dessa forma os riscos de que seu chatbot não consiga entender o cliente diminuem e muito.

É importante ainda que, nestas mensagens, você informe exatamente como o cliente deve responder, seja com o texto da alternativa ou apenas com o número. Lembre-se sempre, o que é óbvio para você pode não ser para o outro.

Conclusão sobre o desenvolvimento do chabot

Esperamos que as dicas que apresentamos possam te ajudar no momento em que for configurar o seu chatbot. Caso queira acompanhar mais conteúdos como este fique de olho em nosso blog.

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