Escritório de advocacia: como o chatbot pode ajudar

Os chatbots são ferramentas que podem ser utilizadas por qualquer tipo de negócio, inclusive pelos escritórios de advocacia.

Este tipo de solução proporciona vantagens no que diz respeito à satisfação dos clientes, fluidez do trabalho e melhora no processo de atendimento.

Para que esses resultados sejam alcançados, no entanto, é muito importante que haja um planejamento estratégico antes da implementação do sistema no seu negócio.

Alguns passos importantes no momento de configurar o seu chatbot são:

  • conhecer o cliente, para saber qual tipo de atendimento mais se encaixa no perfil;
  • estabelecer os objetivos que deseja alcançar com a implementação do chatbot;
  • definir o tom de voz que irá utilizar durante a comunicação com o cliente;
  • planejar um esboço do fluxo de mensagens;
  • escrever as mensagens que o bot irá enviar;
  • etc.

Mas agora que você já sabe quais são alguns dos processos importantes no momento de configurar o seu chatbot, que tal entender como ele pode ajudar no escritório de advocacia? Acompanhe a leitura.

Atendimento 24h no escritório de advocacia

O primeiro ponto pelo qual vale a pena ter um chatbot no seu escritório de advocacia é o atendimento automático 24h por dia. E não, você não precisará contratar um colaborador para desempenhar essa função.

Com a configuração certa o chatbot pode responder o seu cliente por você sempre que ele entrar em contato. No caso dos atendimento fora do horário de funcionamento, inclusive, é possível programar o chatbot para que faça uma espécie de triagem com o cliente, para quando você entrar em contato, já saber algumas informações importantes.

É possível, ainda, que ele apenas informe ao cliente qual é o horário correto de funcionamento, ficando a seu critério qual passo ele irá seguir.

Controle dos atendimentos

Quando os clientes entram em contato através dos meios tradicionais, pode ser difícil manter um controle sobre a quantidade de atendimentos, por exemplo.

Com os chatbots, por outro lado, você consegue controlar isso com maior facilidade, já que mesmo depois que ao atendimento é finalizado, você pode acessá-lo caso haja necessidade.

Além disso, algumas ferramentas possibilitam que você extraia relatórios de forma automática, tornando o monitoramento ainda mais fácil.

Qualificação dos leads do escritório de advocacia

Como dissemos no primeiro ponto apresentado, o bot permite que você programe mensagens automáticas que te ajudem a saber algumas informações importantes sobre o lead, isso nada mais é do que um processo de qualificação do contato.

Através disso você consegue iniciar o atendimento humano sabendo do que seu cliente precisa e já pode ter uma ideia inicial de como abordá-lo e ajudá-lo. Você pode programar perguntas sobre, por exemplo:

  • nome do cliente;
  • descrição do caso;
  • número do documento;
  • etc.

Conclusão sobre o chatbot para escritórios de advocacia

Entendeu como os chatbots podem ajudar na rotina do seu escritório de advocacia? Esperamos que sim!

Caso queira acompanhar mais dicas para melhorar o seu atendimento, fique de olho em nosso blog.

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