Redução de custos: como o chatbot pode ajudar

Redução de custos ao mesmo tempo em que a lucratividade aumenta é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo? Apesar de ser uma tarefa difícil, não é impossível.

Os chatbots, por exemplo, são ferramentas que podem te ajudar nessa missão.

Chatbots são robôs conversacionais que simulam a interação humana. Atualmente, esse tipo de ferramenta tem sido muito utilizado pelas empresas que desejam otimizar seu processo de atendimento.

Mas além de ajudar a melhorar o atendimento ao cliente, os chatbots ajudam também na redução de custos. Leia este texto e entenda mais.

Maior número de atendimentos

Quando o volume de atendimentos da sua empresa aumenta e você não utiliza um chatbot, será necessário contratar novos funcionários para que o cliente não fique esperando e acabe desistindo do contato.

Como você deve saber, a contratação de funcionários além de ser trabalhosa também ocasiona vários custos.

Felizmente, com os chatbots os seus clientes podem ser atendidos de forma automática no mesmo momento em que entram em contato, independente da disponibilidade dos atendentes humanos.

Além de recepcionar o cliente, o chatbot pode, ainda, responder perguntas e atuar na qualificação dos leads, já que você pode programá-lo para coletar algumas informações importantes.

Fidelização de clientes

Como dissemos no tópico anterior, quando você conta com um chatbot os seus clientes são atendidos assim que entram em contato com o seu negócio. Isso é algo que ajuda a melhorar a satisfação do cliente, auxiliando, assim, na fidelização dos mesmos.

Quando você consegue manter os seus clientes antigos, você acaba tendo menos gastos, já que, de acordo com Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que a fidelização.

Colaboradores com mais tempo livre

Por mais prestativo que o colaborador seja, antes de te ajudar em outras atividades dentro da empresa ele deve ter finalizado o que diz respeito a ele.

Com o uso do chatbot, você consegue automatizar as tarefas repetitivas que antes eram feitas manualmente pelos atendentes, como por exemplo a coleta de dados dos clientes.

Com isso, você consegue que eles tenham mais tempo livres que podem ser dedicados a adiantar algumas coisas e realizar outras tarefas.

Conclusão sobre a relação entre chatbot e redução de custos

Conseguiu entender como o chatbot te ajuda na redução de custos dentro do seu negócio? Esperamos que sim!

Se quiser levar esse tipo de tecnologia para o seu negócio, conheça o OPTbot.

Esse é o chatbot para WhatsApp do Grupo OPT. Nós contamos com API Oficial e oferecemos diversas funcionalidades, como por exemplo:

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