Caso você ainda não saiba, os chatbots são robôs conversacionais utilizados em empresas de diversos segmentos com o intuito de otimizar o processo de comunicação com os clientes.
O primeiro modelo de chatbot que simulava o comportamento humano surgiu ainda em 1966 e tratava-se do chatbot Elisa, que simulava uma terapeuta.
De lá para cá as pesquisas sobre este tipo de ferramenta tem aumentado cada vez mais, tanto que nos últimos anos essas ferramentas vêm sendo utilizadas por cada vez mais empresas.
Mas será que nos próximos anos o chatbot ainda estará em alta? É sobre isso que falaremos neste texto, acompanhe a leitura.
Tendências para 2023 e próximos anos no atendimento ao cliente
De acordo com o estudo sobre Tendências de Atendimento ao Cliente, os atendimentos através de mensagens devem aumentar cada vez mais.
Sendo assim, a tendência é que os chatbots também continuem sendo muito procurados. Isso porque, este tipo de sistema consegue trazer diversas vantagens para o atendimento via mensagens, como por exemplo:
- atendimento automático, sem tempo de espera;
- diminuição do tempo médio de atendimento;
- qualificação automática de contatos;
- diversos atendimentos simultâneos;
- clientes mais educados sobre produtos e serviços;
- envio de mensagens em diversos formatos;
- etc.
Além disso, ainda na lista das principais tendências para os próximos anos temos os avatares como uma das melhores formas de atender aos clientes.
Sendo assim, não basta apenas contratar e estruturar um chatbot para o seu negócio, é importante também que você dê uma aparência a ele.
Para isso, no entanto, é importante procurar cores e formas que remetam à sua empresa, de modo que quando o cliente veja seu avatar, saiba imediatamente que se trata de você.
Dando continuidade, temos também o atendente como um solucionador de problemas. Pensando que o seu chatbot é quem fará o papel do atendente, é importante programá-lo para que seja capaz de responder às principais dúvidas dos seus clientes.
Para isso é necessário um bom planejamento para que nenhum ponto importante passe despercebido.
Conclusão sobre o futuro dos chatbots
Através do que foi levantado no texto podemos concluir que sim, os chatbots continuarão em alta não só em 2023 como nos anos seguintes.
Sendo assim, se você quer ter uma empresa atualizada e capaz de ter um bom processo de comunicação com os clientes, contrate um serviço de chatbot.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o OPTbot. Nosso chatbot é voltado especificamente para o WhatsApp e conta com API Oficial. Além de todas as vantagens que um chatbot oferece, ao contratar o OPTbot você pode contar com as seguintes funcionalidades:
- monitoramento de atendimentos;
- extração de relatórios direto da plataforma;
- suporte técnico profissional;
- auxílio na montagem do fluxo;
- etc.
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