Os chatbots são ferramentas que podem ser utilizadas por qualquer tipo de negócio, inclusive pelos escritórios de advocacia.
Este tipo de solução proporciona vantagens no que diz respeito à satisfação dos clientes, fluidez do trabalho e melhora no processo de atendimento.
Para que esses resultados sejam alcançados, no entanto, é muito importante que haja um planejamento estratégico antes da implementação do sistema no seu negócio.
Alguns passos importantes no momento de configurar o seu chatbot são:
- conhecer o cliente, para saber qual tipo de atendimento mais se encaixa no perfil;
- estabelecer os objetivos que deseja alcançar com a implementação do chatbot;
- definir o tom de voz que irá utilizar durante a comunicação com o cliente;
- planejar um esboço do fluxo de mensagens;
- escrever as mensagens que o bot irá enviar;
- etc.
Mas agora que você já sabe quais são alguns dos processos importantes no momento de configurar o seu chatbot, que tal entender como ele pode ajudar no escritório de advocacia? Acompanhe a leitura.
Atendimento 24h no escritório de advocacia
O primeiro ponto pelo qual vale a pena ter um chatbot no seu escritório de advocacia é o atendimento automático 24h por dia. E não, você não precisará contratar um colaborador para desempenhar essa função.
Com a configuração certa o chatbot pode responder o seu cliente por você sempre que ele entrar em contato. No caso dos atendimento fora do horário de funcionamento, inclusive, é possível programar o chatbot para que faça uma espécie de triagem com o cliente, para quando você entrar em contato, já saber algumas informações importantes.
É possível, ainda, que ele apenas informe ao cliente qual é o horário correto de funcionamento, ficando a seu critério qual passo ele irá seguir.
Controle dos atendimentos
Quando os clientes entram em contato através dos meios tradicionais, pode ser difícil manter um controle sobre a quantidade de atendimentos, por exemplo.
Com os chatbots, por outro lado, você consegue controlar isso com maior facilidade, já que mesmo depois que ao atendimento é finalizado, você pode acessá-lo caso haja necessidade.
Além disso, algumas ferramentas possibilitam que você extraia relatórios de forma automática, tornando o monitoramento ainda mais fácil.
Qualificação dos leads do escritório de advocacia
Como dissemos no primeiro ponto apresentado, o bot permite que você programe mensagens automáticas que te ajudem a saber algumas informações importantes sobre o lead, isso nada mais é do que um processo de qualificação do contato.
Através disso você consegue iniciar o atendimento humano sabendo do que seu cliente precisa e já pode ter uma ideia inicial de como abordá-lo e ajudá-lo. Você pode programar perguntas sobre, por exemplo:
- nome do cliente;
- descrição do caso;
- número do documento;
- etc.
Conclusão sobre o chatbot para escritórios de advocacia
Entendeu como os chatbots podem ajudar na rotina do seu escritório de advocacia? Esperamos que sim!
Caso queira acompanhar mais dicas para melhorar o seu atendimento, fique de olho em nosso blog.
Para saber mais sobre o OPTbot e como nossos serviços podem ser úteis para o seu negócio basta clicar aqui e falar com um de nossos especialistas.