Você já ouviu falar em persona? Este é um termo muito comum dentro dos negócios e que faz total diferença antes de montar uma estratégia de divulgação.
Basicamente, tratam-se de personagens ficcionais que utilizamos para representar diversos tipos de usuários dentro de um negócio. Embora pareça, é bem diferente do conceito de público-alvo.
O público-alvo é uma representação mais genérica dos clientes, baseado em definições mais amplas dos clientes, como por exemplo: homens, entre 30 e 45 anos, que residem no Estado de São Paulo.
A persona, por sua vez, é mais específica e detalhada, e conta com mais características, como por exemplo: João, 36 anos, mora em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, viaja pelo menos uma vez por ano para o exterior, tem um gato e gosta de cinema.
As características mais detalhadas ajudam a criar um conteúdo mais assertivo e que traz melhores resultados.
Tipos de persona
A persona pode ser divida em tipos, sendo eles:
- buyer persona: é o tipo mais comum; representa o comprador ideal dentro de uma empresa;
- brand persona: muito similar a buyer persona, porém possui um perfil mais alinhado ao negócio e ajuda a humanizar mais os seus clientes;
- proto persona: é o primeiro rascunho de uma buyer persona, um protótipo, como o próprio nome já diz;
- audience persona: essa é a análise do perfil dos clientes que consomem os conteúdos digitais do seu negócio.
Como criar uma persona para o seu negócio
Agora que você já sabe o que é persona e quais são os tipos existentes, vamos explicar como criar uma para o seu negócio. Contudo, antes disso é importante que você saiba que um único negócio pode contar com várias personas, dependendo apenas da sua necessidade.
Para criar uma persona para o seu negócio você pode seguir passos simples, como por exemplo:
- colete dados dos clientes;
- analise os dados;
- faça perguntas;
- utilize os dados recorrentes;
- compartilhe-a com a sua equipe.
Conclusão
Criando uma persona você conseguirá elaborar estratégias que com certeza trarão melhores resultados para o seu negócio.
Por isso, coloque em prática as dicas que demos neste texto e crie uma persona para o seu negócio agora mesmo!
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